Jovem Senadora de Sergipe é aluna do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo

Sergipe

24.06.2023

Na manhã da quarta-feira, 21, uma correspondência inusitada foi entregue em mãos pelo secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, à jovem Williane Vitória de Souza Silva. Trata-se de uma comunicação do Senado Federal, envolta por uma caixa especial criada exclusivamente para a ocasião do anúncio dos vencedores da etapa estadual do Programa Jovem Senador 2023. A aluna do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, situado no município de Santa Rosa de Lima, representará o estado de Sergipe durante a Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá no mês de agosto, em Brasília.

“Um sentimento de pura alegria e de muita gratidão toma conta de mim neste momento, mas, também, fica aquela sensação de que algo inacreditável está acontecendo na minha vida. Uma oportunidade única que pretendo guardar com muito carinho nas memórias da minha juventude”, afirma Williane Vitória, emocionada.

A emoção também tomou conta dos pais e dos professores de Williane Vitória que acompanham de perto o amadurecimento pessoal e a desenvoltura acadêmica da jovem senadora. “Essa é a primeira grande conquista da nossa filha, e nós estamos muito lisonjeados com sua vitória. É uma emoção inexplicável!”, destaca a mãe, Eliane de Souza.

Na avaliação da professora de Língua Portuguesa e orientadora da redação do PJS, Viviane Vieira Menezes Guerra, a atuação de Williane Vitória como aluna é exemplar. “Ela é atuante, participativa e responsável. Portanto, o resultado obtido pela nossa jovem senadora reflete sua qualidade como educanda, mas também representa a qualidade do projeto pedagógico que está sendo posto em prática dentro da escola”, reforça a educadora.

Ao entregar a correspondência do Senado Federal que estava em sua posse, o secretário Zezinho Sobral parabeniza a jovem senadora de Sergipe e afirma que a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc) e a comunidade escolar como um todo estão em festa por este grande feito.

“Parabéns! Sua redação é muito especial. Você será a nossa jovem senadora e representará o nosso estado durante um ano de mandato. Vai aprender a elaborar projetos de lei, participará de reuniões de comissões e, quem sabe, no futuro será a nossa próxima secretária de Educação”, frisa o também vice-governador, ao complementar que “a rede estadual de ensino tem revelado excelentes estudantes que enchem de orgulho o povo sergipano”.

Saúde mental nas escolas públicas

Para a aluna e monitora de Linguagens da rede estadual de ensino de Sergipe, escrever a redação vencedora da etapa estadual do Programa Jovem Senador 2023 foi um processo criativo e desafiador. “Como estudante, eu percebi que tenho mais propriedade para tratar do tema proposto do que pessoas que estão fora do ambiente escolar. Juntamente com minha orientadora, refleti sobre como poderia construir uma argumentação que expusesse o problema da saúde mental nas escolas públicas e, ao mesmo tempo, propusesse soluções para a mitigação dessa triste realidade que aflige os jovens na atualidade”, comenta.

A coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, aproveita a ocasião para enfatizar a importância do programa para o amadurecimento dos jovens em relação aos valores da democracia, da cidadania e da responsabilidade social. “Além das qualidades cidadãs que estamos desenvolvendo na juventude, percebemos dois outros aspectos importantes: primeiro, a forte presença de meninas vencedoras na etapa estadual do programa, que nos permite vislumbrar uma maior representatividade feminina na política do estado e do país no futuro; segundo, o fato de que o preparo e o estímulo desses jovens no processo criativo da redação têm repercutido positivamente também nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, pontua a gestora.

Semana de Vivência Legislativa

Os 27 jovens estudantes selecionados dentro do programa, com seus respectivos professores, vão participar da chamada Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, quando passarão pelo processo de discussão e elaboração das sugestões legislativas. O trabalho dos jovens simula a atuação dos senadores, numa legislatura com cinco dias de duração. Começa com a posse e eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos que, se acatados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado tal como ocorre com as propostas apresentadas por parlamentares eleitos pelo povo.