Tocantins
28.07.2025Os estudantes do ensino médio que ainda não se inscreveram para participar da 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista têm até esta quinta-feira, 31, para efetuarem as inscrições. Estas podem ser realizadas, de forma gratuita, no portal do prêmio https://jovemcientista.cnpq.br/projeto/premio-jovem-cientista#inscricao. Os inscritos devem apresentar os trabalhos científicos ou de pesquisa.
Neste ano, o tema é “Respostas às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como aliadas”. O objetivo do prêmio é encorajar jovens pesquisadores na busca por respostas a mudanças climáticas, como soluções de produtos sustentáveis e eficazes para o combate a desastres, estratégias de resiliência e adaptação às mudanças climáticas e soluções sustentáveis para a agricultura.
O prêmio tem cinco categorias: mestre e doutor; estudante do ensino superior; estudante do ensino médio; mérito institucional e mérito científico.
Na categoria do ensino médio, podem ser abordados os temas: soluções sustentáveis para o uso dos recursos naturais na escola e na comunidade; tecnologias digitais e aplicativos para monitoramento ambiental e climático; educação ambiental e engajamento comunitário para a prevenção de desastres; desenvolvimento de produtos sustentáveis utilizando resíduos e adaptação da agricultura para as mudanças climáticas.
A premiação destinada a estudantes do ensino médio será notebooks para os três primeiros colocados e para as escolas. Os estudantes do ensino médio premiados poderão ter acesso a bolsas de estudos de Iniciação Científica, com vigência de 12 meses, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A divulgação do resultado acontecerá em novembro de 2025. A entrega de prêmios será realizada em Brasília até dezembro de 2025, pela equipe do governo federal.
O prêmio é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e instituições privadas.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins