Alagoas
25.10.2024Já contando com uma experiência inédita e de grande sucesso, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abre inscrição, no próximo dia 28, para a segunda edição do “Daqui Pra o Mundo”. Intercâmbio internacional para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Alagoas, o programa oportuniza para estudantes da rede estadual conhecerem 04 cidades da Inglaterra no próximo ano. Inscrições estarão abertas até 11/11/2024 pelo site www.educacao.al.gov.br, onde também pode ser consultado o edital na íntegra.
Nesta segunda edição, serão selecionados 100 estudantes de todo o estado, o dobro da anterior, cujas vagas serão disponibilizadas por Gerência Especial de Educação (GEE), divididos em 5 grupos de 20 alunos.
Os principais objetivos do programa são: fomentar o protagonismo juvenil de forma a ampliar a interação dos estudantes com outros espaços de aprendizagem; contribuir para a preparação dos estudantes para a vida em sociedade e para o competitivo mercado de trabalho atual, ampliando seu conhecimento acadêmico e seu repertório cultural por meio da vivência em realidades diversas em outros países; estimular os estudantes a serem bilíngues.
Além de todas as despesas custeadas pelo Governo de Alagoas, cada estudante selecionado para o programa Daqui Pra o Mundo receberá uma bolsa no valor de R$ 3.600. Esse valor será repassado pela empresa contratada, dividido em 4 parcelas semanais: a 1ª parcela será entregue no dia do embarque para cobrir despesas iniciais, e as demais serão distribuídas ao longo do período do intercâmbio.
Passo a passo
O processo seletivo será composto por duas etapas, de caráter eliminatório e/ou classificatório: a primeira será a verificação dos documentos anexados ao formulário de inscrição, os quais deverão comprovar o cumprimento dos critérios estabelecidos edital; e a segunda será uma prova de proficiência na Língua Inglesa, com 40 questões, de caráter classificatório e eliminatório. A prova está marcada para 22 de novembro.
Pré-requisitos
Dentre os critérios a serem preenchidos estão: ter sido aprovado neste processo seletivo de caráter eliminatório e classificatório; possuir no mínimo 16 anos de idade na data da viagem (de acordo com o Keeping Children Safe in Education 2023 (Statutory Guidance for Schools and Colleges); comprovação de uma frequência mínima de 80% nas aulas regulares em que esteve matriculado; não ter sido reprovado nos últimos dois anos cursados na Rede Pública comprovado pela escola; ter alcançado média final mínima de 8,0 no ano letivo anterior à inscrição nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática e ter a autorização de seu representante legal.
“Com base na experiência da primeira edição, observamos diversos benefícios para toda a comunidade escolar. Os critérios do programa incluem alta frequência, boas notas, desempenho satisfatório na prova de proficiência e bom comportamento dos estudantes. Isso resultou em melhorias significativas no processo de ensino-aprendizagem e um aumento considerável no interesse em dominar um novo idioma, especialmente o inglês”, observa Leandro Lima, gerente especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual da Seduc.
Ele fala das expectativas para a edição 2025. “Esperamos um número ainda maior de inscritos para esta edição e estamos confiantes de que, além dos frutos já colhidos, colheremos, no futuro, resultados ainda mais significativos, repletos de oportunidades para os estudantes alagoanos”, avalia.
Para conferir o edital dos estudantes, acesse o link: https://educacao.al.gov.br/component/jdownloads/?task=download.send&id=3984&catid=261&m=0&Itemid=101
Seleção de professores
A Seduc publicou também no Diário Oficial desta terça-feira (22), o Edital Seduc 18/2024, o qual dispõe a Seleção de Professores da Rede Pública Estadual para atuarem como monitores no intercâmbio do programa Daqui Pra o Mundo, cujas inscrições acontecem no período de 25 a 29 de novembro, também pelo site www.educacao.al.gov.br.
Manuella Nobre / Ascom Seduc Fotos: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc