Mato Grosso do Sul
09.05.2022A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA), promoveu, nos dias 25 e 26 de abril, o III Seminário do CEAME/TEA - Interfaces entre a Educação e Saúde, no auditório da UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande.
O evento contou com a presença de professores, especialistas em educação especial, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, advogados e autoridades convidadas representantes das associações ligadas a educação especial, famílias de pessoas com autismo e comunidade em geral.
O III Seminário do CEAME/TEA - Interfaces entre Educação e Saúde, teve uma intensa programação com a participação de renomados profissionais das áreas de educação e saúde:
Prof.ª Mestre Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, pedagoga, Mestre em Educação pela UFMS e Coordenadora de Políticas para a Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação.
Prof.ª Pós Doutora Alexandra Ayach Anache, psicóloga e Pós Doutora em Educação na Universidade de Brasil.
Prof.ª Mestre Marina Fregnan, fonoaudióloga e Mestra em Psicologia da Saúde.
Prof.ª Carolina Spínola Alves Corrêa, jornalista, pedagoga, fundadora e presidente da Associação nacional PRODTEA
Prof. Especialista Marcelo Brito dos Santos, professor, Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual, Gerente Pedagógico do CAP-DV e mestrando em Educação pela UEMS.
Prof.ª Mestre Stéfani Quevedo, professora, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestre em Educação pela UFMS.
Todas as palestras relacionaram as políticas públicas educacionais voltadas para os estudantes com TEA e a articulação necessária com a área da saúde.
CEAME/TEA
O CEAME/TEA conta com uma equipe de 10 especialistas em educação especial, mestres e mestrandos em educação e tem como princípio “apoiar e subsidiar a formação do estudante com Transtorno do Espectro Autista, priorizando o processo de ensino e aprendizagem na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS)”. Desde sua criação o número de estudante com TEA na REE/MS triplicou, em 2016 eram 174 estudantes e em 2022 são 566 estudantes com TEA matriculados nas escolas estaduais.
A gerente pedagógica do CEAME/TEA, professora e psicóloga Lucinéia Heleno de Almeida, ressalta que o III Seminário - Interfaces entre Educação e Saúde cumpre mais uma vez seu papel de garantir o conhecimento e diálogo entre diferentes áreas e segmentos sociais, “levando informação aos profissionais da educação especial e comunidade em geral sobre a necessidade de transformações nas práticas pedagógicas, considerando sempre as potencialidades e especificidades de cada estudante com TEA e não somente suas fragilidades”, finaliza.
Adersino Junior, SED/MS