Roraima
04.12.2019Por Mágida Azulay Khatab
Fotos: Ascom/Seed
Encerrou nesta terça-feira, 03, o curso destinado à capacitação de professores que atuam nas turmas de correção de fluxo. O evento foi realizado na Univirr (Universidade Virtual de Roraima) da Av. São Sebastião, com a presença da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, e do secretário adjunto da Gestão da Educação Básica, Semaias Alexandre.
Foram inscritos no curso 98 profissionais e 70 concluíram todas as atividades propostas. Ofertado pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), em parceria com o Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Roraima), o curso capacitou docentes que atuam em 43 turmas de 17 escolas da rede que ofertam a correção de fluxo.
Prevista na Lei n° 9394/96, a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), dentro do capítulo da Educação Básica, a correção de fluxo possibilita a aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. Em toda a rede, 1.091 estudantes são atendidos nas turmas de correção de fluxo e, destes, 65 são estrangeiros. Também chamada de defasagem idade-série, pode ser definida como o atraso de dois ou mais anos de alunos matriculados no sistema de ensino.
Os motivos para o atraso desses estudantes são diversos: repetência, reprovação, abandono, dificuldades de aprendizagem e o ingresso tardio na escola, estão entre as principais razões. O curso realizado pela Seed teve como principal objetivo proporcionar conhecimentos metodológicos para enriquecer a prática pedagógica dos professores que atuam com as turmas de correção de fluxo. Foram 80 horas de curso, sendo 60 horas presenciais e outras 20 de atividades em sala de aula, com os estudantes.
Durante as atividades realizadas ao longo do ano, os profissionais também tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar resultados de ações e projetos desenvolvidos, estudar a legislação pertinente, além de esclarecer dúvidas.
Alice Dal Forno Gianluppi, coordenadora do programa de Correção de Fluxo da Seed, explicou que a Secretaria está empenhada em fazer um trabalho grande de resgate desses alunos e que esse trabalho começa com a formação do professor. Por isso, a Seed investiu em 2019 na formação desses profissionais.
“A metodologia, os objetos de conhecimentos e aquilo que o aluno já sabe são importantes para que o professor recolha, conheça e saiba como trabalhar para que os alunos adquiriam as competências e habilidades para retomar a série-ano que eles estariam adequados para a idade que tem”, explicou.
Em Roraima as 17 escolas oferecem turmas de aceleração são: Fernando Granjeiro, Buritis, Dom José Nepote, Severino Cavalcante, Presidente Costa e Silva, Fagundes Varela, Antônia Coelho de Lucena, Maria Raimunda Mota de Andrade, Penha Brasil, Ulysses Guimarães, São José, Wanda David de Aguiar e Maria das Neves Rezende, além dos Colégios Estaduais Militarizados Luiz Ritler Brito de Lucena, Pedro Elias. Wanda David Aguiar e Maria de Lourdes Neves.