Alagoas
24.11.2023A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança nesta quinta-feira (23), às 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o programa “Juntos pela Educação Infantil”, que consiste na distribuição de material didático para crianças da pré-escola. No mesmo evento, que reunirá prefeitos e secretários de educação dos 102 municípios alagoanos, a Seduc também vai oficializar a nova etapa do programa “Meu Ciclo na Escola”, criado para reforçar o combate à pobreza menstrual.
O “Juntos pela Educação Infantil” distribuirá kits da Coleção Entrelaços para 2.600 professores, garantindo, ainda, assessoria pedagógica e formação continuada aos profissionais. Ao todo, serão contemplados 80 mil alunos da pré-escola – metade deles tem até quatro anos de idade, e a outra metade, até cinco anos.
Fundamentada nos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular, tendo a criança como protagonista de seu aprendizado, as propostas pedagógicas da Coleção Entrelaços valorizam a subjetividade da infância, a família como peça indispensável e a escola como local onde as interações e brincadeiras devem ser o pano de fundo para atividades lúdicas, integradas, prazerosas e em consonância com os direitos de aprendizagem.
Meu Ciclo na Escola
Ainda na sala Ipioca do Centro de Convenções, o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, lançam uma nova etapa do “Meu Ciclo na Escola”. Com um investimento de mais de R$ 9 milhões este ano, o programa assegura a entrega de 24 mil kits contendo produtos de higiene pessoal (lenços, sabonete íntimo e absorvente) destinados às alunas da rede estadual de ensino com idade entre 13 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade econômica e social. A finalidade é combater a pobreza menstrual e a evasão escolar em Alagoas.
Cada kit é composto por uma sacola contendo quatro embalagens de absorvente com oito unidades cada, um pacote de lenço descartável com 20 unidades e um frasco de 250 ml de sabonete líquido.
A entrega dos kits de higiene pessoal será feita pelas unidades escolares a cada dois meses, a partir deste mês de novembro até outubro do próximo ano. Os absorventes higiênicos passaram a ser considerados componentes obrigatórios das cestas básicas a partir da Lei 8.478, de julho de 2021, instituída no Governo Renan Filho.
Manuella Nobre/Ascom Seduc Fotos: Vitor Manoel, sob supervisão/Ascom Seduc