Tocantins
11.12.2025
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou nesta quinta-feira, 11, o II Seminário Estadual de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, com o tema “Do acompanhamento à prática: fortalecendo a Alfabetização e o Letramento no Território Tocantinense”. O evento ocorre no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e segue até amanhã dia 12.
O Seminário marca a culminância do eixo de formação do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, e tem como público-alvo professores, coordenadores e gestores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O propósito é fortalecer a formação continuada, promover o diálogo entre teoria e prática e valorizar estratégias que têm gerado avanços significativos na alfabetização em diferentes contextos do território tocantinense.
A iniciativa está em consonância com a Lei Estadual nº 4.633/2025, que institui a Política Estadual de Alfabetização e fortalece o regime de colaboração entre Estado e municípios. O Programa Alfabetiza Mais Tocantins tem como foco garantir uma educação com qualidade e equidade para as crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, promover a recomposição das aprendizagens e elevar os indicadores educacionais do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Saeto) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os 139 municípios tocantinenses realizaram seus Seminários Municipais de Boas Práticas, nos quais escolas apresentaram experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano. Cada município teve uma prática selecionada e encaminhada às Superintendências Regionais de Educação (SREs).
Em seguida, cada SRE escolheu uma prática representativa de sua regional, e a Seduc validou as finalistas, que serão apresentadas durante o evento.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, ressaltou a importância das parecerias para o sucesso alcançado na alfabetização. “Trabalhamos com a educação de território, em que Estado e municípios devem considerar uma educação que alcance a todos. Avançamos na educação porque todos deram as mãos. Reunimo-nos com prefeitos com a fim de discutir a temática da alfabetização para todos os estudantes, tendo em vista que aqueles que estão na rede municipal serão recebidos pela Educação do Estado. Vemos que a alfabetização é base que acompanha o indivíduo ao longo da vida. Esse seminário é o momento em que apresentamos resultados de uma vitória conquistada em conjunto. É muita satisfação ver as crianças alfabetizadas na idade certa, por isso é que trabalhamos com a educação de território”, afirmou o secretário.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro Fonseca, falou da satisfação com a realização do trabalho. “É uma alegria estarmos reunidos mais uma vez com todos os parceiros, para apresentar as ações que foram planejadas e realizadas, e sendo entregues”, ressaltou.
Ricardo Wagner Magalhães, o delegado titular da Receita Federal no Tocantins, é um dos parceiros e comentou da importância da educação na vida do cidadão. “A Receita Federal tem o papel de trabalhar com arrecadação em nosso país, e o dinheiro é importante para implementar a educação. Por isso que é importante o pagamento de tributos, que são investidos em melhorias da sociedade. Aqui no Tocantins, em parceria com a Seduc e outros parceiros, escolhemos 22 municípios, para trabalhar, e com isso tivemos resultado surpreendente que está sendo exemplo para outros estados. Isso mostra que só podemos alcançar bons resultados com boas parecerias”, pontuou o delegado Ricardo Wagner.
A professora Similiana Neta de Andrade e Silva, é formadora do Alfabetiza Mais Tocantins, no município de Brasilândia. Ela veio acompanhar a formação e falou de suas expectativas. “Quero conhecer um pouco mais sobre o que as outras escolas estão realizando. Temos muito a aprender em conjunto, e poder adaptar à nossa realidade essas práticas”, destacou.
A formadora Maria Santos, do município de Itaporã, também está participando do seminário. Ela conta que suas expectativas são muito positivas. “Trabalho com formação no meu município. Quero saber como essa formação ocorre nas outras regiões. A troca de conhecimentos e experiências sobre alfabetização vão nos ajudar muito a melhorar nossas práticas, visto que poderemos conhecer o trabalho das outras formadoras e fazer adaptação para nossa realidade”, enfatiza a professora Maria Santos.
Tratando-se de boas práticas, o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Darlete, de Wanderlândia, foi uma das escolas selecionadas para apresentação de atividades desenvolvidas na escola. Eliana Santana, que é diretora da unidade escolar, comentou sobre o trabalho. “Avançamos bastante na alfabetização, colocando os próprios estudantes como protagonistas. Entre as ações desenvolvidas, temos a atividade ‘maleta viajante’, em que os pais pegam uma mala com textos e levam para cara, para que a família se aproxime mais da escola sentindo-se acolhida e se efetive mais a leitura”, destacou.
Escola Municipal Primavera, do município de Colinas do Tocantins, também trouxe ação desenvolvida na unidade escolar para alfabetização. A professora Maria Nice Farias, comentou sobre o sucesso da ação. “O projeto foi desenvolvido de maneira encantadora, de forma que chamou a atenção dos estudantes alcançando ótimos resultados”, afirmou a professora Maria.
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins