Amapá
10.04.2024O Governo do Amapá deu início nesta terça-feira, 9, à implementação do programa "Travessia" na rede pública estadual de ensino, uma iniciativa que visa combater a distorção idade-série e garantir que os alunos avancem nos estudos de forma adequada. Até quinta-feira, 11, gestores, coordenadores pedagógicos e professores seguem em treinamento no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Serão alcançadas, inicialmente, 35 escolas, totalizando 75 turmas e mais de 1,8 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, especialmente aqueles que apresentam dois ou mais anos de defasagem em relação à série em que estão matriculados.
Para o diretor da Escola Estadual Profª Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho, Leandro Siqueira, o programa vem como um mecanismo de melhoria para a vida do aluno.
"O Travessia vem somar nossa perspectiva enquanto proposta pedagógica para trazer um princípio de equidade e avançar esse estudante. Nós fizemos um diagnóstico desses alunos e percebemos que os que estão incluídos dentro dessa distorção, tem classe e cor, esses meninos vão ficando para trás e acabam abandonando a escola", relatou o diretor.
O Travessia conta com o importante apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que atua na formação da gestão escolar, auxiliando com as metodologias e melhor entendimento, compreensão e aplicação delas, para monitoria e avaliação dos resultados.
Além disso, disponibiliza um cardápio de formações auto-instrucionais on-line e gratuito e materiais de apoio para que o Estado possa aperfeiçoar o treinamento.
"Não queremos só vir ao estado e depois ir embora. O Amapá já tem suas equipes e uma rede de educação muito boa, o que nós precisamos fazer é melhorar a política em si, para que isso seja sustentável, e que tenha um processo contínuo e natural de combate à distorção idade-série", pontuou o oficial de educação da Unicef, Matheus Rangel.
O programa está no Amapá desde 2020 e já alcançou estudantes das escolas de comunidades do campo, quilombolas e indígenas. Com uma nova versão, agora "Travessia: aprendizagem na idade certa", o objetivo é enfrentar a distorção idade-série e promover trajetórias de sucesso escolar.
O coordenador de Políticas Educacionais da Seed, Cleiberton de Sousa, explicou que a estratégia do programa consiste em identificar os alunos com defasagem, a partir das matrículas e criar uma turma com esses estudantes.
Para os anos iniciais o programa prevê dois tipos de atendimento: "Alfa 1" voltado para alunos que estão sem alfabetização, e "Alfa 2", voltado para os estudantes alfabetizados, mas que precisam recompor o aprendizado e acelerar. Já nas séries finais, o aluno passa por três etapas: Travessia 1, 2 e 3.
"A estratégia é essa, regularizar a vida do estudante, avançar ele até dois anos e devolver ele para os os eixos, colocá-lo na idade certa na série certa", disse o coordenador.