Amapá
14.03.2024O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 12, a aplicação da prova de fluência de leitura para alunos do 2º ano do ensino fundamental dos 16 municípios. As avaliações ocorrem até 22 de março para mais de 12 mil estudantes de 432 escolas das redes estadual e municipal.
A ação faz parte do Programa Criança Alfabetizada, uma das estratégias do Governo do Estado para alfabetizar as crianças na idade certa. A prova é aplicada pelos professores da própria escola, através do uso de um aplicativo da plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), uma fundação ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora.
Esta é a primeira etapa da avaliação, que ocorre também no segundo semestre de 2024. De acordo com a gerente geral do Criança Alfabetizada, Débora Vale, a estratégia traz evidências sobre os níveis de leitura dos estudantes, numa escala de pré-leitor (níveis 1, 2, 3 e 4), leitor iniciante e leitor fluente.
“Esse é um verdadeiro diagnóstico, para que, a partir dos resultados coletados, os docentes possam planejar estratégias que busquem sanar as fragilidades na aprendizagem”, explicou Vale.
Os perfis de leitores são definidos como:
Pré-leitor: N1 - não leu, N2 – soletrou, N3 – Silabou, N4 – leu até 10 palavras por minuto;
Leitor iniciante: leem palavras e pequenas sequências textuais, porém o fazem de forma pausada, em um padrão de leitura silabada.
Leitor fluente: leem de modo mais automático.
A avaliação é acompanhada por técnicos e coordenadores do Criança Alfabetizada. “Os dados servem para auxiliar os coordenadores de cada município a atuarem de forma mais assertiva, buscando estratégias de alfabetizar na idade certa as crianças do estado”, destaca a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Criança Alfabetizada
O programa é desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios e funciona em várias frentes de atuação, entre elas, a avaliação dos alunos e formação de professores.
O objetivo é alfabetizar 100% das crianças na idade certa. Para isso, o programa realiza três avaliações de fluência ao decorrer do ano, todas com o objetivo de verificar a evolução dos estudantes.
O Criança Alfabetizada foi instituído em 2019 para promover a valorização do professor, o reconhecimento de escolas com prêmios para aquelas que apresentam melhores resultados, e incentivos fiscais e financeiros através da vinculação de 18% de cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a Educação, distribuídos de acordo com a qualidade educacional do município.