Amapá
20.02.2024O Governo do Amapá homenageou mais de 100 servidores que trabalham no acolhimento às famílias impactadas pelas fortes chuvas em Macapá. Os profissionais receberam certificados em respeito ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos sete dias, em que mais de 100 famílias foram atendidas na Escola Estadual Reinaldo Damasceno.
Os servidores homenageados foram responsáveis pela limpeza dos ambientes, alimentação, saúde e bem-estar das pessoas abrigadas na escola. A cerimônia de homenagem, na segunda-feira, 19, foi marcada por sentimentos de gratidão e dever cumprido.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, agradeceu a união de esforços dos profissionais que contribuíram para o sucesso do centro de acolhimento montado.
“O que o Amapá viu ao longo desses sete dias foi emocionante e um verdadeiro exemplo da solidariedade humana. Mesmo durante as férias escolares, os profissionais vieram à escola e não mediram esforços para confortar as famílias que estavam precisando, em um momento tão delicado. Esta é nossa forma de agradecer pelo compromisso”, pontuou a secretária Sandra.
Também participaram do evento as secretárias de Estado de Saúde, Silvana Vedovele; Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro; Transposição, Anne Marques, e Assistência Social, Aline Gurgel.
“O centro de acolhimento montado na Escola Reinaldo Damasceno é o resultado da política de emergência criada pelo governador Clécio Luís. Graças a esse compromisso com a celeridade, pudemos acolher as famílias no mesmo dia e ofertar essa assistência, que com certeza mudou a vida de muitas famílias”, afirmou Aline.
Alguns dos servidores que trabalharam no Centro de Acolhimento também tiveram suas casas danificadas durante as fortes chuvas.
O auxiliar educacional Geovane Nascimento, de 55 anos, foi um dos profissionais que acolheu as famílias desabrigadas, ao mesmo tempo em que a casa em que morava era impactada pelas enchentes. Agora, o servidor conta que se sente honrado pelo reconhecimento.
“Achei muito importante esse momento, porque os últimos dias foram difíceis, mas muito importantes. Eu vi toda a equipe empenhada em oferecer o melhor para as famílias que dormiram aqui, e sei que isso fez toda a diferença”, contou o servidor.
Centro de Acolhimento
Desde 10 de fevereiro, o Governo do Amapá oferta serviços de assistência como o cadastro em programas sociais, ações de saúde e educação, entrega de cestas básicas, kits de higiene e dignidade menstrual para famílias atingidas por desastres naturais em Macapá.
Quatro famílias continuam abrigadas, já que foram constatadas situações de perigo para o retorno às residências. Elas foram transferidas para o Ginásio Avertino Ramos, que foi ativado na última sexta-feira, 16, como novo ponto de atendimento em Macapá. As famílias serão inseridas no programa de aluguel social para garantia de retorno seguro ao lar.
A Defesa Civil estadual mantém o monitoramento em áreas de risco já mapeadas. Ao todo, são mais de 800 pontos acompanhados 24 horas para garantia de atendimento rápido em caso de novos alagamentos. O monitoramento abrange a Região Metropolitana, com os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, após a expansão do decreto de emergência para essas áreas.