Amapá
18.01.2019Por Caroline Mesquita
Com o objetivo de transformar o Amapá em referência em alfabetização, o governador Waldez Góes e a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniram-se com representantes do Instituto Natura e da Fundação Lemann, para reafirmar parcerias e discutir novas estratégias que alavanquem os resultados de alfabetização via regime de colaboração entre Estado e municípios. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, 17, no Palácio do Setentrião.
O Instituto Natura e a Fundação Lemann são organizações sem fins lucrativos que buscam fortalecer pessoas e organizações que fazem parte da área educacional para que promovam uma mudança significativa e positiva na educação. O governador Waldez Góes reiterou que o Instituto Natura já é parceiro do Amapá nos programas Escola Digital, Escola do Novo Saber e Colabora Amapá.
“Além do Instituto Natura, este ano teremos também a Fundação Lemann, que vai somar conosco em transformar em realidade o nosso novo sonho: alfabetizar todas as crianças amapaenses e transformar o Amapá em referência em alfabetização”, pontuou Góes.
Regime de Colaboração
Para o presidente do Instituto Natura, David Saad, não há outro caminho para mudar a realidade educacional do país que não seja pelo regime de colaboração entre Estado e municípios. Ele acredita que o Amapá é o Estado ideal para ser referência em alfabetização, pois tem apenas 16 municípios, portanto, dá para fazer um trabalho com todos os estudantes que necessitam de alfabetização e ter esse resultado rápido, em um prazo de quatro anos.
“Só conseguiremos mudar de forma efetiva e rápida se Estado e municípios estiverem juntos e focados. Agora, vamos sair dessa parceria mais pontual e ir a uma mais robusta, com mais recursos. Traçaremos estratégias de como fazer para que essa iniciativa da alfabetização atinja todo o Estado. Acreditamos que conseguimos impactar e transformar essa fase em quatro anos”, destacou Saad.
Educação de qualidade x desafios sociais
A Fundação Lemann tem dois pilares: a educação pública de qualidade para todos os estudantes, e formar lideranças comprometidas em resolver os desafios sociais para melhorar o Brasil. De acordo com Camila Cardoso, líder de políticas educacionais da instituição, a intenção é ajudar o Amapá a desenvolver políticas estruturantes ao seu povo, com mais equidade e menos desigualdade.
“O Instituto Natura e a Fundação Lemannn vão apoiar a aprendizagem, indo desde a secretaria de Educação até a sala de aula. Nossa iniciativa foi inspirada no Programa de Alfabetização na Idade Certa do Ceará e nos resultados alcançados pelo Estado. Mas vamos construir juntos, formar profissionais, e colaborar para que todas as crianças sejam alfabetizadas”, frisou Camila.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, sublinhou que o estudante não deve ter apenas o acesso à escola, e sim possuir uma qualidade de ensino, uma educação efetiva. “Nós sabemos aonde queremos chegar e as parcerias necessárias para isso. Agradeço ao apoio do Instituto Natura e da Fundação Lemann e me comprometo com esse novo desafio. Estamos prontos para esse novo passo, pois não há segurança, não há sequer desenvolvimento social, se não tiver investimento na educação”, resumiu Goreth Sousa.