Amapá
29.11.2023Gestores educacionais do Governo do Amapá e dos municípios se reuniram com a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, para apresentar demandas de fortalecimento da aprendizagem no estado. O encontro, coordenado pelo governador em exercício, Teles Júnior, ocorreu no Palácio do Setentrião, em Macapá.
A representante do MEC esteve na capital, nesta terça-feira, 28, para participar da repactuação do regime de colaboração entre Estado e municípios pelo desenvolvimento de estratégias para melhorar os índices de alfabetização dos estudantes da rede pública de ensino.
"Foi uma reunião muito importante para partilhar as necessidades de cada município e também do nosso estado. A humildade dela em nos ouvir foi de um aprendizado enorme", declarou o governador Teles Junior.
Izolda Cela elogiou a iniciativa dos secretários de educação que aproveitaram o encontro para apresentar propostas de avanços educacionais, considerando as peculiaridades de cada região.
"Achei muito legal tudo que eu vi e ouvi. O nível de envolvimento das pessoas é grande, e isso é muito importante, um sinal muito positivo de que há pessoas engajadas pelo avanço e em enfrentar desafios relacionados à educação, à alfabetização", citou a secretária-executiva do MEC.
Demandas
Entre as propostas apresentadas ao MEC estão a estruturação dos investimentos para profissionais do ensino especial, passando pelo mapeamento dessas equipes; a possibilidade de suspender o bloqueio dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e o financiamento para fortalecer a Educação Profissional e Técnica.
"Essa reunião foi altamente importante porque sabemos da importância da união do Governo do Estado com os municípios e o Governo Federal para que a gente possa avançar com uma educação pública de qualidade no Amapá", comentou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
A secretária de Educação de Laranjal do Jari, Antonina Soares, propôs ao MEC pensar um programa que possa diminuir os custos com energia elétrica nas escolas públicas.
"Nós pagamos contas caras de energia. Acredito que o MEC possa pensar em um programa para implantar nas escolas públicas da Amazônia os sistemas de energia solar. Isso reduziria os custos, daria mais independência às instituições de ensino e a gente poderia investir os recursos em outras estratégias", comentou.
Além de garantir que estudará todas as propostas para atender às demandas, a secretária-executiva do MEC destacou aos gestores sobre investimentos e projetos do Governo Federal para os próximos anos, que vão desde a alimentação e o transporte, até a adesão à inovação tecnológica.
Participaram do encontro secretários de Educação de 12 municípios: Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Amapá, Porto Grande, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Cutias do Araguari e Itaubal.