Governo do Amapá celebra formatura de 39 estudantes da Escola Estadual Afonso Arinos, em Santana

Amapá

04.12.2023

Dando largada à temporada de formaturas escolares, 39 estudantes da Escola Estadual Afonso Arinos, em Santana, concluíram o ensino médio neste sábado, 2. Lágrimas de satisfação e saudades marcaram a cerimônia, que contou com representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seed) e da Polícia Militar (PM), que administram a instituição de ensino de forma compartilhada.

A formatura foi acompanhada por familiares, professores e amigos dos estudantes. A turma de formandos levou o nome de Rui Carlos Mendonça, em uma homenagem ao ex-professor da unidade que faleceu em 2021, por consequência da pandemia de Covid-19.

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, participou da cerimônia e celebrou o desempenho dos estudantes em discurso.

“É uma felicidade e uma sensação de dever cumprido. Essa formatura representa muito para a vida destes estudantes, que com certeza seguem daqui para o ensino superior. É a concretização de um trabalho pedagógico forte e de sucesso”, ressaltou a secretária Sandra.O Governo do Amapá mantém três escolas em gestão compartilhada com a Polícia Militar do Estado. Na ocasião, o comandante-geral da PM, Cel. Adilton de Araújo, parabenizou os estudantes pela conquista.

“Para mim, é muito satisfatório presenciar jovens tão disciplinados e prontos para a vida. Os estudantes que se formam aqui serão o nosso futuro e tenho certeza que conseguirão alcançar carreiras de sucesso, com os conhecimentos desta excelente instituição”, afirmou o comandante.

Esta é a segunda formatura do ensino médio na história da escola. Durante a cerimônia, três estudantes foram selecionados pela escola para receberem prêmios, em recompensa pelo desempenho de destaque durante o ano. 

O aluno Benedito Ramos, de 17 anos, foi um dos parabenizados e recebeu uma bicicleta. Emocionado, o estudante conta que sua experiência na Escola Afonso Arinos foi inesquecível, e o preparou com sucesso para o ensino superior.

“É muito gratificante. A gente sente que todo o esforço valeu a pena. Eu me esforcei muito no decorrer do ano para conseguir essa honra. Não pretendo seguir na carreira militar, mas a experiência na [Escola] Afonso Arinos vai me acompanhar pra sempre, e me possibilitou estudos para conseguir escolher meu curso superior”, contou o estudante.