Amapá
10.04.2024O Governo do Amapá reuniu 235 professores da rede estadual para uma capacitação em como usar atividades lúdicas no processo de alfabetização. O treinamento aconteceu na terça-feira, 9, no Centro Educacional Profissional Graziela Reis de Souza, em Macapá, e marcou a primeira formação do programa Criança Alfabetizada de 2024.
A iniciativa integra o Programa de Governo da gestão para fortalecer a educação básica, integrado com os municípios, com o fim de atingir as metas previstas no Plano Estadual de Educação.
O momento ensinou atividades como a contação de histórias, produção de cartazes, desenhos e brincadeiras, como uma forma de mesclar o aprendizado com o lazer e estimular o interesse das crianças. A formação reuniu professores das zonas rural e urbana do Amapá.
Para o professor da Escola Estadual Marioneide Pereira, Joniel Souza, de 44 anos, o momento permite que os professores retornem às escolas com mais empenho e conhecimento.
"Eu sempre faço questão de participar dessas capacitações, porque precisamos de um aprimoramento no conhecimento pedagógico e didático. Tudo isso vem para reforçar o nosso trabalho em sala de aula. Retornamos para as nossas escolas com energia para alcançar as nossas metas de alfabetização", ressalta o professor.
A coordenadora do programa Criança Alfabetizada no Amapá, Sheila Thomaz, explica que a agenda de capacitações segue ainda, com um encontro com os diretores escolares, que abordará como a gestão da escola também pode contribuir com o processo de alfabetização.
"A formação traz a alfabetização sob a lente da equidade. Aqui, debatemos formas de ensinar o letramento de uma forma que chegue a todas as crianças. É importante que o professor utilize todas as ferramentas ao seu alcance para esse objetivo", pontua a coordenadora.
Criança Alfabetizada
O programa é desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios e funciona em várias frentes de atuação, entre elas, a avaliação dos alunos e formação de professores.
Ele funciona por meio de uma cooperação técnica e financeira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e os 16 municípios, com o compromisso de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa.
O objetivo é alfabetizar 100% das crianças na idade certa. Para isso, o programa realiza três avaliações de fluência ao decorrer do ano, todas com o objetivo de verificar a evolução dos estudantes.
O Criança Alfabetizada foi instituído em 2019 para promover a valorização do professor, o reconhecimento de escolas com prêmios para aquelas que apresentam melhores resultados, e incentivos fiscais e financeiros através da vinculação de 18% de cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a Educação, distribuídos de acordo com a qualidade educacional do município.
A iniciativa é a principal estratégia do Governo do Amapá para incentivar e promover a alfabetização na idade certa. Além das formações, o programa trabalha com a distribuição de materiais didáticos regionalizados, produzidos por professores amapaenses.