Amapá
20.10.2023O governador Clécio Luís entregou na quinta-feira, 19, a Escola Estadual Izanete Victor dos Santos, no bairro Paraíso, em Santana, completamente revitalizada e com mobiliários novos para atender os mais de 380 alunos e 50 profissionais da instituição. Em 29 anos de existência, é a primeira vez que a unidade passa por revitalização.
O investimento é de R$ 1,6 milhão do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Esta é a terceira escola que o Governo do Amapá revitaliza em 2023. Também já foram revitalizados o Centro Educacional Weber Eider, em Laranjal do Jari, e a Escola Estadual Indígena Leide dos Santos, na aldeia Estrela, em Oiapoque.
Na entrega da escola, Clécio Luís, reforçou que, assim como a saúde, a educação também é prioridade para a gestão e que o Governo do Estado trabalha em um projeto com foco em fortalecer a estrutura física e a inovação tecnológica na rede pública estadual.
"É um plano que envolve não só reforma, construção e reconstrução de escolas, mas também a aquisição de equipamentos modernos para incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica. É uma ação importante para que o Amapá possa alcançar melhores resultados na educação", destacou o governador.
A escola Izanete Victor oferece à comunidade as séries finais do ensino fundamental e ensino médio. A entrega contempla a revitalização de oito salas de aula, espaços administrativos, biblioteca, sala de atendimento educacional especializado, sala de jogos, refeitório e banheiros.
"O Governo do Amapá busca ofertar mais qualidade de estrutura física aos profissionais, estudantes e colaboradores da escola, e, acima de tudo, mais conforto para garantir um espaço de ensino-aprendizagem digno para a comunidade escolar", frisou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.
Saiba quem foi Izanete Victor
O nome da tradicional escola do bairro Paraíso é uma homenagem à professora Izanete Victor dos Santos, que dedicou sua carreira à educação amapaense, passando por escolas como São Francisco de Assis, Santina Rioli e Padre Dário. A educadora ficou conhecida pela criatividade, dedicação e organização.
A professora Izanete morreu no dia 14 de março de 1993, aos 25 anos, em decorrência do lúpus, deixando um filho, Izan Victor dos Santos, que esteve presente na entrega da escola revitalizada.
"Estou muito feliz em receber essa homenagem. Vim com minha avó e minha tia. Recebemos esse momento com muita emoção e satisfação. Sei que onde minha mãe estiver, ela está feliz com essa homenagem", pontuou Santos.