Gestores escolares discutem diretrizes para Jornada Pedagógica 2026

Alagoas

05.02.2026

Gestores escolares ligados à 13ª Gerência Especial de Educação (GEE) – que abrange escolas da parte alta de Maceió e do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) – participaram nesta terça e quarta-feira (2 e 3) de reuniões preparativas para a Jornada Pedagógica 2026, que terá início na próxima sexta-feira (6) em toda a rede estadual. Durante o encontro, foram abordadas temáticas voltadas ao acolhimento das equipes gestoras e estudantes, além de diretrizes para a alimentação escolar.

A gerente da 13ª GEE, Sheila Cardoso, destacou a importância do encontro: “Reunimos as escolas na discussão de diretrizes para o ano letivo 2026. A partir do que discutimos aqui, as escolas atuarão como multiplicadoras junto às suas equipes para planejar a melhor forma de acolher nossos estudantes”, explicou.

Diana Araújo de Freitas, gestora da Escola Ovídio Edgar de Albuquerque, no Tabuleiro, ressaltou a relevância do encontro: “Este momento trouxe orientações e informações essenciais para o início do ano letivo. Reunir coordenação, articulação e direção aqui na gerência nos permite levar esse conhecimento para a escola e aprimorar a acolhida de professores, o planejamento e a reorganização das atividades escolares”.

A articuladora da Escola Benedita de Castro Lima, Adriana Lavorato, também elogiou a iniciativa: “Esse evento acontece todos os anos e garante uma diretriz unificada sobre como planejar o ano letivo, receber os professores e os alunos. Foram muitas instruções e conteúdos e aproveitamos ao máximo”.

 

Alimentação Escolar

As diretrizes para a alimentação escolar na rede estadual foram tema do segundo dia do encontro, nesta quarta-feira (04). Promovida pela Superintendência de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (SUPAE/Seduc), a iniciativa alinhou práticas e procedimentos relacionados ao assunto, antes do começo do ano letivo.

Segundo Camila Lima, gerente especial de Educação Alimentar e Nutricional da Seduc, a capacitação apresentou aos gestores todos os aspectos da oferta de alimentos no ambiente escolar: “Passamos informações sobre qual será o formato de aquisição, como serão os pagamentos, as boas práticas, os planos de educação alimentar e nutricional e a execução de cardápios ao longo do ano. Todo gestor precisa saber disso antes de começar o ano letivo. Assim, alinhamos expectativas e nos unimos para que a alimentação escolar seja sempre de qualidade para os nossos estudantes.”

 

A nutricionista Estela Cavalcanti, da 13ª GEE, falou da importância da formação: “Levamos todas as orientações sobre aquisição e produção dos alimentos, garantindo que sirvamos uma alimentação segura e saudável para os nossos alunos.”

 

Yasmin Henrique / Ascom Seduc / Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc