Futsal encerra participação nos JEAs com títulos para equipes de Lábrea, Boa Vista do Ramos e Manaus

Amazonas

28.07.2025

Está encerrada a modalidade do futsal na 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). Na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, a categoria juvenil foi definida com dois jogos emocionantes, que entregaram gols, dedicação e a sensação de dever cumprido para atletas, técnicos e profissionais do JEAs. A maior competição esportiva do Amazonas segue com suas disputas até o próximo sábado (26/07). 

Na primeira final do dia, quem sagrou-se bicampeã do JEAs foi a equipe do juvenil feminino da Escola Estadual Farias Britto, localizada no Centro de Manaus. O resultado, muito comemorado pela equipe, também deu confiança para os desafios futuros. Isso porque, as meninas embarcam já no próximo domingo (27/04) para Aracaju (SE), para participar do Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal Sub-18, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). 

A vaga no nacional foi conquistada a partir do Campeonato Amazonense Escolar de Futsal, da Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade). De acordo com a capitã da equipe, a atleta Cleicyane Alfaia, de 17 anos, após a vitória na final por 2x1 contra seleção de Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus), pelo JEAs, o objetivo agora é representar o Amazonas da melhor maneira possível.

“Tivemos resiliência. Durante a competição, falhamos por besteira e quase colocamos tudo a perder. Levamos nosso puxão de orelha e demos a volta por cima. Dois anos seguidos sendo campeã! Estou muito feliz. Chegaremos forte em busca do nacional. A gente treina muito”, ressaltou Cleicyane. 

 

Do Purus ao título 

Banhada pelo rio Purus, Lábrea é o município dos campeões de futsal do JEAs na modalidade juvenil masculino. Após emplacar um 2x0 na final contra a seleção da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 1, os meninos gritaram, do fundo da alma, os dizeres “é campeão!”.

O título coroa uma campanha impecável da delegação do município na modalidade: das quatro finais possíveis, Lábrea chegou em três, e sagrou-se campeã em duas. A outra conquista veio na modalidade do infantil masculino, que nos pênaltis, garantiu o título contra a Escola Municipal Charles Garcia, do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

Para o atleta Kayson Paulino, de 17, o título ainda veio com um gosto especial. O atleta, que é aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Agostinho Ernesto de Almeida,  sagrou-se o artilheiro (10 gols) do time na campanha histórica, e revelou quais foram os principais atributos positivos do time.

“Treinamos muito nosso lado defensivo. Isso me ajudou lá na frente, tive mais tranquilidade pra definir, já que éramos uma muralha lá atrás. O JEAs é uma grande oportunidade, ainda mais para nós do interior. A gente mostrou nosso talento, e isso pode nos abrir portas. Estamos muito felizes”, compartilhou o artilheiro. 

No infantil feminino, a equipe campeã foi a seleção de Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros), que venceu, nos pênaltis, a seleção do município de Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros).

Legado reconhecido 

A festa dos campeões desta sexta-feira (25/06) também dividiu atenções com as homenagens póstumas destinadas ao professor Sidniz Pereira Filho, que faleceu no último mês de fevereiro. Sidniz foi coordenador técnico da modalidade do futsal no JEAs durante décadas, além de também ter sido presidente da Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS).

Foi ele quem instituiu a cultura de premiar os melhores goleiros, técnicos e artilheiros do futsal no JEAs. A iniciativa virou rotina, e agora, a condecoração se chama oficialmente Troféu Sidniz Filho, em homenagem póstuma. De acordo com o coordenador geral do JEAs, o professor Joniferson Vieira, o momento foi de emoção e resgate da memória daquele que tanto contribuiu para o desporto escolar amazonense.

“Ele nos tratava como filhos, jamais esqueceremos o seu legado. A família dele estava aqui hoje, e também ficou muito emocionada. Ele merece esse reconhecimento, porque contribuiu muito com o esporte. Sempre lembraremos com respeito de você, amigo”, ressaltou Joniferson, com a voz embargada. 

A 46ª edição do JEAs contou com mais de 5,4 mil alunos participantes, de 42 municípios amazonenses,  em 20 modalidades esportivas. O próximo sábado marca o encerramento das competições do JEAs, com os resultados finais do voleibol, basquete, judô e futebol de campo. 

 

FOTOS: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar