Pernambuco
28.08.2019Quando o assunto é redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos estudantes perdem o sono. Escrever pode ser um grande desafio e pensando nisso a professora de língua portuguesa, Vanilma Karla, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata, desenvolveu o aplicativo FOCO no 1000, com objetivo de aprimorar nos estudantes a redação do texto dissertativo-argumentativo que são cobrados pelos principais exames vestibulares.
O aplicativo oferece auxílio para as correções dos textos e vídeoaulas com dicas de redação a serem incorporadas nas argumentações. A professora foi mais longe, contou com a parceria dos docentes Magnus Monteiro e Marcos César e trouxe a física e a matemática. A ideia é abordar como as duas matérias poderiam nortear os estudantes no quesito da comprovação de argumentos e até referenciais históricos das áreas a serem empregadas na introdução ou no desenvolvimento. “A produção textual precisa de uma pesquisa contínua; pesquisa nas artes, nos filmes, nos desenhos e por que não na ciência da natureza? O importante é comprovar para o aluno que o conhecimento dele pode e deve ser aproveitado como dado para o texto”, destaca Vanilma.
Semanalmente é feita a escolha de um tema que será trabalhado e os estudantes têm um prazo de cinco dias para entrega dos textos. Na aula, Vanilma explica o tema abordado e os dados que podem ser incorporados na redação como: Dados históricos, teóricos da matemática, da física, filmes, filosofia, sociologia e até citações. Depois desse primeiro momento, são gravados os vídeos com revisão e dados extras, além de dicas de como estruturar as redações, tipos de introdução e muito treino sobre conclusão do texto. Os professores parceiros resolvem questões de suas disciplinas, debatem sobre literatura e discutem temas de redação que podem cair no ENEM. Dessa forma os estudantes podem revisar as dicas em casa quantas vezes for necessário.
Para Hélio Ricardo, estudante do 3º A, o aplicativo só acrescentou aos seus estudos. “É algo que me ajudou bastante. Como me interesso muito pela área de exatas, o aplicativo me ajudou na construção de argumentos dentro do que gosto e assim me possibilita uma chance de ter bons resultados na redação do ENEM”.
O aplicativo é alimentado com o apoio dos estudantes, nas gravações e edições de vídeos, além de layout que foi desenhado pelos mesmos, permitindo que os jovens aprendam sobre outra áreas do conhecimento. “Com o aplicativo, aprendemos ainda mais sobre como encaixar informações na produção e buscamos não só a nota 1000 na redação, mas também nas outras áreas do Enem”, fala o jovem Agnaldo Silva, do 3º A. “O FOCO no 1000 tem esse olhar do aluno protagonista, preparado para a formação e integral, solidária e revisando, como deve, os assuntos mais pertinentes dos vestibulares”, pontua Vanilma Karla.
O aplicativo está sendo utilizado com os estudantes do 3º ano e desde fevereiro já foram trabalhados diversos temas, entre eles prostituição no Brasil, experiências com animais, pedofilia, justiça com as próprias mãos, tráfico humano, uso de drogas no Brasil, culto ao corpo e doação de sangue.