Final Copa de Bandas Escolares da Paraíba reuniu mas de 2 mil estudantes no último sábado (20)

Paraíba

22.09.2025

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou neste sábado (20), a final da Copa de Bandas Escolares da Paraíba. O evento reuniu mais de 2 mil estudantes distribuídos em 32 bandas marciais de escolas das 16 Gerências Regionais de Educação com apresentações nas modalidades Infantil, Infantojuvenil e Juvenil. 

A iniciativa marca o investimento do Governo da Paraíba por meio da Secretaria da Educação na retomada do programa de bandas marciais em 2025. Foram mais de R$ 20 milhões investidos em novos equipamentos e materiais de reposição para toda a rede. 

“São milhares de estudantes inseridos nesta política pública de apoio a música e as bandas em todas as etapas regionais que ocorrem desde o início do ano. Estou muito feliz de ter tomado a decisão de investir nas bandas e valorizar essa política pública e fazer com que os estudantes e professores se sentissem abraçados e assim estamos avançando em várias áreas da educação. Parabenizo  os instrutores e todos que compõem as bandas como também os que fazem parte do balé, os coreógrafos e todas aqueles que escolhem a educação como caminho de vida”, frisou o secretário de estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho. 

As notas e a escolha das bandas foi referente ao Corpo musical, ou seja, toda a composição da banda. Ficaram em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente na categoria Infantil as Banda Marcial Anésio Leão (501 pontos), Banda Marcial Tenente Lucena (493,5 pontos) e a Banda Marcial Professor André Roque (488 pontos).

Na categoria Infantojuvenil o pódio ficou com a Banda Marcial Sesquicentenário (518,2 pontos) em 1º lugar, seguida pela Banda Marcial Antônio Gomes (521,3 pontos) no 2º, e em 3º, veio a Banda Marcial Horácio de Almeida (515,0 pontos). Já na categoria Juvenil ficou em 1º lugar a Banda Marcial Irineu Pinto (520 pontos), em 2º lugar a Banda Marcial Maestro José Siqueira (512,7 pontos) e em 3º a Banda Marcial Papa Paulo VI (509,4 pontos).

“Durante as apresentações foram avaliados a parte musical referente à técnica instrumental, a parte de marcha, uniformidade, alinhamento durante todo o deslocamento da banda até a frente do corpo de jurados para realizar a parte musical”, explicou o coordenador pedagógico da Bandas Marciais, Daniel Barbosa.

A gerente executiva de Protagonismo Estudantil, Neilze Cruz, destacou que a participação dos estudantes e professores das 16 GREs. “Cada apresentação foi mais do que um espetáculo, foi a prova de que a cultura de bandas nas escolas fortalece valores como cooperação, respeito, sensibilidade artística e protagonismo estudantil. Todos demonstraram que a educação vai muito além da sala de aula, formando cidadãos sensíveis, criativos e preparados para transformar o mundo”, disse a gerente.

As bandas que garantiram os três primeiros lugares receberam troféus e medalhas.