Filhos do professor João Crisóstomo de Figueiredo participam de homenagem em escola estadual que carrega o nome do pai

Mato Grosso

11.12.2023

Os filhos do professor João Crisostomo de Figueiredo, que dá o nome à escola estadual localizada no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, participaram de uma homenagem ao pai, na quinta-feira (07.12). O evento foi em alusão aos 21 anos de fundação da Escola Estadual João Crisostomo de Figueiredo. 

O professor de matemática faleceu em julho de 1998.

A direção da escola, coordenação pedagógica, professores e estudantes receberam os quatro filhos do homenageado para celebrar a memória e a contribuição do professor para a educação.

O momento mais marcante da homenagem foi o descerramento de uma placa com a foto do professor, que emocionou parte dos 750 estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Em conversa com os estudantes, Gerson Luis de Albuquerque, um dos quatro filhos do professor, compartilhou um pouco sobre a trajetória do pai, que além de ser um educador dedicado, também teve a oportunidade de ensinar personalidades importantes como os ex-governadores Júlio Campos, Dante de Oliveira e Carlos Bezerra.
 


Gerson de Figueiredo é filho de João Crisóstomo

 

Gerson de Figueiredo expressou gratidão pela homenagem e ressaltou a importância da educação como uma ação contínua e duradoura. “Dando o seu nome a essa escola tão especial para todos nós, meu pai foi eternizado, pois, a educação é uma ação que jamais será interrompida”, afirmou.
 

Para o diretor da unidade, professor Alex Rufino da Silva, a homenagem foi uma forma de reconhecer e preservar a memória de um educador que deixou um legado importante para a comunidade escolar e educação em geral. “A presença dos filhos do professor no evento trouxe ainda mais significado e emoção, reforçando a importância de valorizar e honrar aqueles que dedicam suas vidas ao ensino”.

Segundo ele, ao adotar o nome do professor João Crisostomo de Figueiredo como patrono, a escola não apenas manteve viva a memória de sua contribuição, mas, também inspirou e continua inspirando e motivando os estudantes a seguirem seus passos, buscando o conhecimento e a excelência acadêmica.

“A homenagem é uma forma de reconhecer a importância dos educadores e incentivar a comunidade escolar a valorizar o trabalho e o legado deixado por eles”, completou.

 


“A memória desse querido professor continua viva na escola, inspirando gerações como a minha”, disse o estudante Victor Hugo


Um desses estudantes é o presidente do Grêmio Estudantil, Victor Hugo do Nascimento Cardoso, 18 anos, do 3º ano do Ensino Médio. Na avaliação dele, a homenagem, reforça o compromisso que teve o professor João Crisostomo teve com a educação de qualidade e com a valorização dos profissionais que fazem a diferença na vida dos estudantes. “Por isso, a memória desse querido professor de Matemática continua viva na escola, inspirando gerações como a minha, além das gerações futuras a buscarem o conhecimento e a transformarem suas vidas através da educação”.

O homenageado

João Crisostomo de Figueiredo nasceu em 20 de janeiro de 1923, em um casarão da Rua Nova, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Definido por amigos e familiares como ‘elétrico’ e ‘hiperativo’, também era perfeccionista. Coitado daquele que o chamasse apenas por um dos nomes. Ele respondia de imediato: - Eu sou o professor João Crisostomo de Figueiredo.

Filho do também lendário professor Agostinho Simplício de Figueiredo e de dona Manoela Botelho de Campos, ele teve quatro filhos: Gerson Luis de Albuquerque, Paulo César Thadeu, Lídia maria e Maria Helena. Viveu os últimos dias da sua vida com a segunda esposa, dona Neuza Margarida Maciel de Figueiredo.

Em Cuiabá, ele lecionou em várias escolas estaduais, entre elas, o Liceu Cuiabano, Barnabé de Mesquita e Barão de Melgaço. João Crisostomo fundou o Ginásio Brasil, juntamente com Gastão Muller (ex-senador da República) e o também professor e primo, Antônio Cezário de Figueiredo Neto.

 


Em dezembro, a EE Professor João Crisostomo de Figueiredo completou 21 anos de criação

Rui Matos | Seduc-MT

Estudantes reverenciam história do professor João Crisostomo de Figueiredo - Foto por: Harleid Claiton