Fetran encerra etapa estadual em Cuiabá com premiação dos grupos que mais brilharam no palco

Mato Grosso

30.09.2024

Claryssa Amorim | Seduc-MT

Encerrou nesta quinta-feira (26.09), a 19ª Edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), que premiou mais de cinco grupos de teatro amador com as melhores apresentações em várias categorias. O Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi o palco das apresentações para a cerimônia da Etapa Estadual.

Em 1º e 2º lugar, ficaram os espetáculos "Melk & Persiano: Um conto além do trânsito", na Escola Municipal Profª Salvelina Ferreira da Silva, de Várzea Grande e o espetáculo "Uébetchi", da Escola Municipal de Teatro - Polo Escola 13 de Maio, de Primavera do Leste. Para ver a lista de todos os vencedores, clique aqui.

Foram cerca de 17 mil crianças envolvidas em uma maratona de três meses do festival, que passou por seis etapas nas cidades de Primavera do Leste, Campos de Júlio, Campo Verde, Várzea Grande, Sorriso e Cuiabá com o encerramento na Etapa Estadual. Foram mais de 300 inscrições em todo o Estado nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.

Nesta etapa final, participaram grupos de Cuiabá e dos municípios de Várzea Grande, Campo Verde, Pontes e Lacerda, Nossa Senhora do Livramento, Araputanga, São José do Rio Claro, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Sorriso. 

Cada grupo contém 15 integrantes que devem se apresentar durante 5 minutos no palco. Todas as apresentações são voltadas para as regras de segurança no trânsito. 

O secretário de Educação, Alan Porto, comentou sobre a importância do Fetran nas escolas para a melhoria da educação das crianças. 

“Com certeza, o Fetran, tenho a certeza que faz toda a diferença na vida dessas crianças. Essas peças teatrais não são só peças teatrais, pois leva atividade para dentro das nossas unidades escolares, leva uma prática pedagógica muito mais divertida, que envolve toda a comunidade escolar. Então, vamos continuar trabalhando para trazer projetos como esse para dentro das escolas ”, complementou.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arthur Nogueira, comentou que o Fetran muda a vida das crianças, dando mais oportunidade de aprendizado. “Hoje é dia de festa. O prêmio já é de todos os grupos que participaram, todos são vencedores. Foram cerca de 4.200 quilômetros percorrido por todas as cidades. Podemos dizer que essa foi a melhor edição plantada nos 19 anos que o Fetran foi criado. Parabéns a todos”, declarou.

O estudante Augusto Filipe concordou dizendo que é a 3ª vez que ele participa do Fetran, mas que esse ano foi o melhor de todos. “Eu amei participar, assim como todos os anos que já apresentei. Esse ano foi bem mais emocionante, sentimos o calor da plateia, quando foi na minha etapa em Campo Verde, foi muito bom. Só tenho a agradecer aos professores e a todos que fazem esse evento acontecer”, disse.

A professora Madalena Santana, da categoria infanto-juvenil, disse que os estudantes ensaiaram para conseguir levar o prêmio para casa. “A gente ensaiou várias vezes, estão perfeitos na apresentação e confiantes na premiação. O Fetran mudou a vida deles, trouxe mais felicidade, trouxe mais clareza nos comportamentos, não ficam mais escondidinhos sem interagir com os colegas. Hoje, vemos neles uma evolução positiva”, finalizou.

FETRAN

O objetivo do festival é promover teatro lúdico como ferramenta didática para levar ao público a conscientização sobre a importância do comportamento correto no trânsito.