Feira Literária reúne mais de 300 estudantes e leva incentivo à leitura em Anísio de Abreu

Piaui

14.11.2024

Com bate-papos literários, espaço para poesia, cantinho de leitura, apresentações culturais e "starbooks", a I Feira Literária do Ensino Médio (FLEM) organizada pelo Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Letícia Macedo, no município de Anísio de Abreu, atraiu mais de 300 estudantes na Praça da Juventude, na noits de quarta-feira (13).

A feira  é fruto do Projeto Viagem Literária, desenvolvido pela equipe pedagógica da escola para incentivar o hábito da leitura entre os alunos. Esse projeto deu origem ao Clube de Leitores, que reúne estudantes da rede pública interessados em explorar o universo dos livros e compartilhar essa experiência com suas famílias e amigos.

A professora Samara Rocha explicou que a Feira Literária nasceu do desejo de levar o prazer da leitura para além dos muros da escola e ressaltou o impacto positivo que os estudantes do Clube de Leitores têm exercido na comunidade local. 

“O projeto Viagem Literária começou em 2023 de forma tímida, com pequenos espaços na escola para distribuir livros. Aos poucos, esse movimento cresceu, e os estudantes conseguiram despertar o interesse de pais, irmãos e avós pela leitura. Hoje, toda a comunidade está envolvida no projeto”, afirmou.

Para Gabrielly Sousa, aluna do 1º ano do Ensino Médio e integrante do Clube de Leitores, o destaque da feira foi o monólogo sobre Anne Frank. “A apresentação foi perfeita. A jovem que interpretou Anne Frank trouxe detalhes da história que eu desconhecia. Também achei incrível o espaço interativo, onde citamos frases dos livros que mais gostamos. A feira foi maravilhosa”, disse.

A programação do evento incluiu conversas com a escritora Virgínia Santana, um estande especial do Clube de Leitores com distribuição de marca-páginas para incentivar a leitura em todas as idades, além de exposições temáticas e atrações culturais apresentadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou a iniciativa da escola e destacou que a Seduc vem implementando ações para formar leitores, incentivando o hábito da leitura e a compreensão crítica de textos literários. “A leitura abre horizontes e amplia o conhecimento. Por isso, por meio do Programa Clube de Leitura Seduc, estamos revitalizando bibliotecas, oferecendo uma plataforma de livros digitais para nossos alunos, capacitando professores com novas metodologias de ensino e promovendo eventos literários nas escolas”, ressaltou.