Pará
13.06.2024Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, distrito de Belém, participaram da 1ª Feira Técnico-científica da instituição e puderam expor experiências químicas, pesquisas, maquetes e outros trabalhos escolares, nesta quarta-feira (12). O tema abordado foi “Natureza em Foco”, alinhado ao componente curricular obrigatório de Educação Ambiental, implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em todas as escolas da rede estadual de ensino.
O evento mobilizou 1.116 estudantes dos turnos da manhã, tarde e noite e contou com demonstração de fenômenos naturais, fisiologia e anatomia do corpo humano, fatores bióticos, PANCs (plantas alimentícias não convencionais), ranking dos cinco animais mais venenosos, ervas medicinais, entre outros temas direcionados aos elementos da natureza.
Gilberto Bahia, professor de biologia e coordenador do projeto, trabalha na escola há 26 anos e comenta sobre a iniciativa e a significativa proporção para exposição de trabalhos dos estudantes. “Foram necessários dois meses de trabalho, de construção de texto, de pesquisa e execução. O envolvimento dos alunos é algo que precisamos ressaltar de positivo, os alunos foram atrás da pesquisa e produziram os materiais que estão sendo expostos, isso mostra o interesse deles pela Ciência da Natureza, que é o palco principal da nossa feira”, enfatiza o professor.
“Eu achei a feira extremamente interessante, estou conhecendo coisas que eu nunca imaginei conhecer. A minha sala fala sobre as PANCs - plantas alimentícias não convencionais - e o meu grupo pesquisou sobre a taioba, que é uma planta da América Tropical, pouco consumida e pouco conhecida também, mas que tem inúmeras qualidades, ela tem seu modo de preparo específico e pode ser usada em várias receitas”, explica o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Pietro Fernando. Ele e seus colegas proporcionaram aos visitantes a experiência de degustação de um petisco feito de taioba.
O estudante Heitor Sousa, da 3ª série do Ensino Médio, pesquisou e criou, com seu grupo, um trabalho que exemplificou de forma didática o sistema excretor do corpo humano. “O nosso trabalho apresenta, mais especificamente, sobre cada parte que constitui o sistema urinário: como ele é feito, os órgãos que integram, a veia renal, a bexiga, os rins. Uma feira de ciências é importante para o nosso aprendizado, porque quando fazemos um trabalho, a gente pesquisa sobre ele até termos esse aprofundamento no assunto”, comenta o estudante.
Educação Ambiental - A partir da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, a Seduc oferece às escolas o componente curricular obrigatório de Educação Ambiental, que abrange todas as etapas do ensino de unidades do estado, podendo ser aderido nas escolas municipais. Uma iniciativa pioneira na educação que inspira o surgimento de ações escolares como a 1ª Feira Técnico-científico da Escola do Outeiro.
Além do trabalho desenvolvido pelos estudantes, com supervisão dos professores, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), responsável pelo atendimento em educação e saúde no distrito de Outeiro, foi convidada pela escola para conscientizar a comunidade escolar sobre a dengue e prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Texto: Amanda Oliveira / Ascom Seduc