Rio Grande do Norte
03.04.2018Natural da cidade de Mossoró, Paulo Paiva estudou durante toda sua vida em escolas públicas. Após concluir o ensino médio na Escola Estadual Moreira Dias, aprovado em 17 vestibulares, o rapaz ingressou no curso de Enfermagem, mas precisou largar os estudos para trabalhar e ajudar os pais.
Apesar de todas as dificuldades, Paulo não desistiu de seus objetivos. Com apenas 22 anos, o jovem desenvolveu um jogo para ajudar crianças com câncer e foi convidado a apresentar palestra, no próximo dia 14, no palco Games and Criativity da Campus Party Brasil 2018, principal evento tecnológico do país.
Hoje(02), a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, convidou Paulo para visitá-la em seu gabinete e se mostrou orgulhosa das conquistas do estudante, que foi parte da rede estadual de ensino durante toda sua vida escolar. Ela o recebeu com a coordenadora de Tecnologia de Informação, Ana Paula Flor. “Ele é um pequeno gênio. Muito me orgulha de saber de todos os objetivos que ele vem alcançando”, afirmou Santa Rosa.
O jogo desenvolvido por Paulo Paiva, chamado Super K vs Câncer, foi criado para ensinar as crianças sobre a doença e sobre a importância de se manter otimista durante o tratamento, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças que lutam contra o câncer. “Percebi que os pais davam os celulares para distrair os filhos nos hospitais durante o tratamento. Então decidi desenvolver o jogo. Nada melhor do que um super-herói para inspirar as crianças nessa batalha”, afirmou Paulo.
Na Campus Party, Paulo tem como objetivo tocar as pessoas, mostrando que é possível unir tecnologia e saúde para trazer benefícios e melhorias nas vidas das crianças que passam por esse tipo de tratamento durante sua infância. “Uma criança estando feliz, o tratamento age de uma maneira diferente. Nosso intuito no evento é conscientizar os participantes de que é possível usar a tecnologia também nesse aspecto”, completou o jovem.
Antes mesmo de se aventurar na Campus Party, Paulo já coleciona certificados de viagens e eventos que participou. Ainda no primeiro ano do ensino médio, o estudante participou de seleções para jovem embaixador e, no ano seguinte, foi selecionado para viajar para Londres e visitar as Universidades de Cambridge, Oxford e Imperial College, através do Ciência RN – uma parceria entre a Secretaria de Educação do RN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). “Foi nesse período que tive a ideia de desenvolver alguma coisa que pudesse ajudar as crianças. Voltei para o Brasil e executei a ideia”, contou.
O aplicativo de Paulo Paiva está disponível, por enquanto, apenas para o sistema operacional android, disponível na Play Store. O jogo custa R$ 12,99 e toda a renda arrecada é destinada para o setor pediátrico da Associação de Portadores de Câncer do Brasil. Paulo ainda não consegue viver apenas da Ciência e Tecnologia, mas, para ele, o importante é o compromisso em continuar ajudando as crianças e o reconhecimento de seu trabalho pelos seus conterrâneos. “Me sinto muito orgulhoso em fazer parte de um evento que sonhei em ser participante. Eu já tive reconhecimento lá fora, mas nada é mais gratificante do que receber isso na sua terra”, ele diz.
Campus Party Brasil
A Campus Party Brasil acontece anualmente e é considerada a maior experiência tecnológica do país. Em 2018, a cidade de Natal vai sediar uma edição do evento, que será realizada de 11 a 15 deste mês, no Centro de Convenções, em Ponta Negra. O evento é parceria inédita entre o Governo do Estado e o Instituto Campus Party.