Piaui
11.11.2024Quatro estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, em Parnaíba, irão representar o Piauí na Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece de 11 a 16 de novembro, em Goiânia (GO).
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio, Jullyana Marques Machado de Souza, Eduardo Sousa Ferreira, Jayna Pinto de Araújo e Marcos Vinicius Pereira dos Santos, formam a equipe Ultimate Robotics, que conquistou a classificação máxima na categoria Resgate Nível II na etapa regional da OBR e garantiu a vaga na etapa nacional.
A equipe desenvolveu e programou um robô autônomo capaz de atravessar uma arena onde há simulação de prédios desmoronando, resgatar vítimas e transportá-las para um local seguro, tudo sem nenhum comando externo, apenas pela programação feita pelos estudantes.
O grupo viajou para a capital goiana neste domingo (10), acompanhado dos professores Muryell Penafiel Diniz Aragão, Francisco de Assis Souza e Fernando Lima.
O professor Francisco de Assis destacou que o Liceu Parnaibano é a primeira escola pública estadual do Piauí a classificar uma equipe para a etapa nacional da OBR.
No CETI, o ensino da Robótica inicia na 1ª série do Ensino Médio com conteúdos introdutórios, e, ao final do ano, os alunos apresentam seus projetos em uma feira tecnológica. A partir da 2ª série, os estudantes se tornam competidores de robótica, aplicando os conhecimentos adquiridos nas competições externas.
Empolgada com a participação na OBR, Jullyana Marques contou que seu interesse pela robótica surgiu através do professor orientador Assis, que a apresentou ao universo da área. “No começo, eu não era tão boa porque nunca tinha tido contato com a robótica, mas com o tempo fui me aprimorando”, relatou.
Ela também revelou que a classificação para a OBR foi uma surpresa. “Minha ficha ainda não caiu de ter ganhado a etapa regional e de estar aqui, em Goiânia”, acrescentou Jullyana.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, enfatizou a importância do ensino de Robótica nas escolas Seduc como um motor para a revolução tecnológica no Piauí.
“Com a expansão da robótica nas escolas Seduc, estamos ampliando oportunidades para que esses jovens descubram novos talentos e queiram se desenvolver cada vez mais nas áreas de Ciência e Tecnologia”, afirmou.
O gestor destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Seduc Olímpica, que tem como objetivo incentivar os Estudantes a participarem de Olimpíadas do Conhecimento.
Com atividades que unem teoria e prática, a Olimpíada Brasileira de Robótica é uma Olimpíada Científica que visa incentivar os jovens na carreira científico-tecnológica. Envolvendo robótica e inteligência artificial com os assuntos que vemos nas disciplinas da escola mostrando que todo o conhecimento pode ser utilizado para criar soluções práticas e tecnologias de ponta.
A etapa Nacional tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das principais universidades públicas e particulares do Brasil.