Piaui
18.11.2021Por que as abelhas estão desaparecendo? Foi com esta questão que a professora Ana Cristina, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina, mobilizou as turmas de 3ª série do Ensino Médio a reunir informações de diferentes disciplinas em busca de respostas para este fenômeno.
Ana Cristina é professora do componente de Química no Ceti e participou da elaboração do currículo do Novo Ensino Médio como redatora da área de Ciências da Natureza. A partir dos conhecimentos compartilhados na elaboração do currículo, como as metodologias ativas, ela criou seu projeto dando enfoque ao protagonismo, autonomia e colaboração entre os alunos.
Ela conta que o projeto foi pensado para iniciar em 2020 com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, porém, com o início da pandemia, estes planos foram adiados. Agora com os alunos cursando o último ano do Ensino Médio, a professora conseguiu realizar o projeto, na última sexta-feira (12), buscando o protagonismo juvenil.
"Fiz vários projetos de forma on-line com os estudantes, mas eu queria muito que esse projeto acontecesse de forma presencial. Eles precisavam desse momento em conjunto com todos os seus colegas de turma, devido a tudo que ocorreu na pandemia da Covid-19, mas eu não queria fazer um projeto que envolvesse apenas a minha disciplina. Eu idealizei um projeto que fosse trabalhado de forma transdisciplinar e eles se encantaram" disse.
Em busca de respostas, os estudantes foram separados em grupos e discutiram uma abordagem para trabalhar a motivação quanto ao desaparecimento das abelhas, assunto trabalhado previamente em sala de aula.
"Eu coloquei uma problemática, coloquei todos os tópicos que deveriam ser abordados dentro do projeto e deixei livre para executarem. Procurei elaborar um projeto que tivesse um assunto que eles pudessem buscar a origem e a solução do problema, bem como envolver os conteúdos de Química que estavam estudando no decorrer do ano. Foi uma forma deles revisarem o que já tinha sido passado de forma bem transdisciplinar", afirmou Ana Cristina.
Utilizando poemas, apresentação jornalística, maquetes, gráficos e expositores, os estudantes abordaram os conteúdos para explicar as causas do desaparecimento em massa das abelhas, bem como todas as consequências do desaparecimento pelo mundo. Na apresentação, as turmas abordaram as questões ambientais, políticas, econômicas e sociais atreladas à temática.
O estudante Pedro Rangel, diante do desafio para explicar o tema, recorreu à criatividade para explicar o tema proposto pela professora.
"Foi um desafio fazer uma apresentação e, como a criatividade contava muito, decidimos fazer uma espécie de programa de TV com dois apresentadores. Para explicar o assunto, chamamos os especialistas para esclarecer cada etapa do desaparecimento. Quando o programa foi finalizado, resolvemos dar de presente à professora como forma de gratidão por todas as aulas que, com tanto carinho, foram dadas para a gente, uma tela pintada com sua caricatura", destacou o estudante.