Estudantes participam de roda de diálogo sobre direitos e deveres do trabalhador

Pernambuco

23.05.2019

Estudantes da Escola Estadual Governador Barbosa Lima, localizada no bairro das Graças, receberam na tarde desta quarta (22) a primeira roda de diálogo do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em Pernambuco, a iniciativa é desenvolvida pela Associação dos Juízes do Trabalho, com apoio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado e outras instituições. Desde 2005, já beneficiou mais de 100 mil estudantes.

Desde o início do ano letivo os professores discutem com os estudantes em sala de aula acerca da Cartilha do Trabalhador, publicada em formato de quadrinhos, com informações sobre direitos e deveres da classe trabalhista. Além de abordar conteúdos relacionados ao tema deste ano: “Trabalho, Infância e Juventude: Desafios e Perspectivas na Superação da Violência”. O objetivo é repassar noções básicas de direito, ética, moral e cidadania, além de direitos fundamentais e obrigações do cidadão.

“Pernambuco foi o primeiro estado a implementar o projeto, ainda em 2005. Hoje são mais de 100 mil estudantes beneficiados. A gente visita as escolas e semeia as noções básicas, para que ainda na escola ele possa multiplicar esse conhecimento e, quem sabe, usufruir como um menor aprendiz”, explicou Carmen Richlin, juíza da 3ª Vara do Trabalho e coordenadora estadual do TJC.

Moisés Messias, de 16 anos, é do segundo ano do Ensino Médio e considera que os temas abordados durante o projeto são coniventes com a realidade e importantes para o processo de transformação. “Esse projeto nos conscientiza sobre a realidade do mercado de trabalho, além de abordar temas ligados à juventude. Um tema recentemente abordado foi a exploração infantil, e eu penso que a educação é o primeiro degrau para que essa realidade diminua no país. E já estamos aqui, falando disso, agora nos resta conscientizar o maior número de pessoas”, comentou o jovem.

Até o final deste ano outras cinco escolas do Recife serão visitadas pela equipe coordenadora do projeto: Escola Estadual Liceu de Artes e Ofícios; Escola Estadual Luiz Delgado; Escola Estadual Regueira Costa; Escola Estadual Sylvio Rabelo e Escola Estadual Dom Bosco.