Mato Grosso
23.07.2024Rui Matos | Seduc-MT
Seis estudantes da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, situada no bairro Parque Cuiabá, decidiram curtir apenas sete dias dos 15 dias que teriam direito como férias escolares de julho. Eles continuaram em sala de aula, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, por uma causa nobre segundo os próprios estudantes.
Eles fazem parte da equipe Heliobot Technology e estão em uma intensa preparação para a participação da escola no 1º Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso, de 7 a 8 de agosto, no Sesi Escola Cuiabá e no estacionamento do Sesi Papa, localizados na Morada do Ouro. Este evento uma realização do Sesi MT, com o apoio do Senai MT e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Os estudantes treinam para disputar na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL), um desafio de proporções épicas que coloca a criatividade, a inovação e o espírito de equipe à prova. Além da Heliobot Technology, outras 99 equipes de 14 estados, entre eles Mato Grosso, também vão disputar nas modalidades FLL, na FIRST Tech Challenge (FTC) e na FIRST Robotics Competition (FRC). Também haverá demonstração F1 in Schools que, neste caso, envolve apenas estudantes de escolas Sesi.
Paulo César Albuquerque, 15 anos, do 9º ano, disse sentir orgulho por participar da equipe Heliobot e que as atividades relacionadas à robótica o levou a valorizar ainda mais o seu tempo, sobretudo, neste período de férias. “Para alguns colegas até pode ser impensado passar metade do recesso escolar dentro de uma sala de aula treinando operações com robótica. Isso é nobre. Penso que saio ganhando, tanto no nível de conhecimento adquirido quanto na possibilidade de contribuir para que nossa equipe seja vencedora e pontue no ranking para outros ventos nacionais e internacionais”.
A colega dele, Anna Júlia Sant'Ana Melo, de 15 anos, disse estar encantada com o projeto de pesquisa do time Heliobot. “Além da montagem do robô, a programação e outras tarefas, é parte da proposta criarmos também um projeto que impacta a nossa comunidade”. Ela se refere a criação do blog VivArte, que contou com a participação de todo o grupo e que vai postar textos e imagens sobre o trabalho de artistas regionais, com uma pitada de página aberta a contribuição de internautas que visitarem a página.
“Está sendo um exercício importante e que irá marcar a minha trajetória para a resto da vida. Todos os detalhes dos nossos projetos de comunicação e para a prova de FLL foram cuidadosamente idealizados e desenvolvidos com um mergulho profundo na inovação, abordando a temática da competição que promete não apenas fascinar os jurados com as nossas habilidades, mas também deixar uma marca duradoura na nossa escola e no bairro Parque Cuiabá”, completou Anna.
A equipe será um dos 20 times que vão disputar na modalidade FIRST LEGO League Challenge Foto: Giovanni Ojeda
Para o coordenador pedagógico da escola e técnico da Heliobot, professor Jackson Vieira, “esta escolha audaciosa dos seis estudantes simboliza não apenas um compromisso firme com seus objetivos, mas também um testemunho da paixão que movimenta esses jovens entusiastas por tecnologia, inovação e protagonismo”, falou, citando os nomes dos demais participantes do time, que são: Débora Monteiro (15 anos), Gustavo Fernandes (13 anos), Roger Paim (14 anos), Yuri França (13 anos) e o segundo técnico, o estudante do Ensino Médio Kauã Pereira (20 anos).
O superintendente do Sesi Mato Grosso, Alexandre Serafim, faz questão de destacar o empenho exemplar da equipe Heliobot na preparação para o evento. "A dedicação e o espírito dos estudantes são inspiradores. Eles estão aprimorando habilidades técnicas e desenvolvendo competências essenciais como trabalho em equipe e resolução de problemas”.
Serafim disse, ainda, que o apoio dos professores tem sido fundamental nesse processo, ressaltando que os jovens contam com a mentoria dos técnicos do Sesi Escola, que possuem vasta experiência em competições nacionais e têm liderado equipes premiadas. "Parabéns à Heliobot, aos mentores e a todos os envolvidos por este exemplo de dedicação e excelência. Desejo muito sucesso à equipe durante a competição".
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, completa afirmando que não é somente a construção de robôs que captura a essência dessa jornada. Ecoando além das paredes da escola, o espírito de equipe, a colaboração e a originalidade são postos à prova, forjando habilidades interpessoais cruciais que acompanharão esses jovens por toda a vida.
O secretário entende que os olhos dos estudantes estão fixos no prêmio, mas, mais importante que a conquista, é o legado de determinação, paixão pela ciência e pela inovação que deixa uma marca indelével tanto na escola Heliodoro Capistrano, quanto na comunidade. “A medida que o Festival se aproxima, as expectativas crescem, mas uma coisa é certa: a participação desses estudantes no Festival Nacional Sesi de Robótica já é, por si só, uma grande vitória”, conclui.
Assim como os projetos das demais equipes que participarão do festival, a proposta da Heliobot Technology é composta pelos conceitos de STEAM, sigla em inglês que significa Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Math (Matemática).
Evento em dose dupla
O 1ª Festival Sesi de Robótica faz parte do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, que acontece no dia 6, com 52 equipes da rede estadual participando da competição de engenharia robótica denominada ‘Sumô’, em que dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular. Já o evento estadual é realizado pelo Governo de Mato Grosso, através da Seduc-MT, com apoio do Senai MT.
Desde 2021 que a EE Heliodoro Capistrano desenvolve atividades com robótica educacional Foto: Giovanni Ojeda