Estudantes e educadores da rede estadual paraense participam de festival sobre educação e inovação em Belém

Pará

28.11.2024

Para discutir a democratização da educação no Brasil, professores, estudantes e profissionais de diversos segmentos da cultura, empreendedorismo e ensino participaram do "Festival LED: Luz na Educação", realizado nesta quarta-feira, 27, na Estação das Docas, em Belém. Na edição deste ano, realizada na capital paraense, o debate sobre os caminhos da educação, inovação, sustentabilidade e os desafios da agenda climática foram pauta no encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).

No palco de discussão "Alerta vermelho para a crise climática: um desafio real e de todos nós", mediado pela jornalista e apresentadora Sandra Annenberg; o coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará na rede estadual de ensino, com destaque para a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc. "Foi uma oportunidade única nesse evento, com esse impacto nacional, com essa visibilidade nacional, onde pela primeira vez ele sai desse eixo do Rio de Janeiro. É uma discussão onde coloca a educação como centro dos debates, e a oportunidade de dialogar com outros especialistas de outras regiões, e principalmente trazer a experiência do Pará, que tem sido muito comentada positivamente, e a gente apresentou um pouquinho do que o Pará vem fazendo, do que a Secretaria de Educação vem fazendo, principalmente no contexto da educação ambiental, que tem sido uma inovação e já acolhendo o resultado muito positivo dentro da nossa rede", disse Mauro Tavares, coordenador da Educação Ambiental da Seduc. 

Na oportunidade, o coordenador ressaltou a importância da COP 30 ser realizada em Belém e o papel fundamental de envolver os estudantes nas discussões acerca da agenda climática, com a 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima (CYC), que é organizada pela Seduc e ocorrerá em março de 2025 na capital paraense. 

CYC - A 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima é uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que visa fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir sua participação ativa na COP 30.

O evento é alicerçado em um dos objetivos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, que garante a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ao proporcionar um intercâmbio de experiências entre estudantes amazônidas e jovens de diferentes regiões, a CYC busca estimular a criação de projetos que contribuam para a proteção do planeta. O evento representa um marco histórico, que enfatiza a importância da educação ambiental e reafirma o Pará como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.

Outra palestra que contou com a participação da Seduc foi a "Vamos empreender a própria vida! Uma conversa sobre juventudes e o mundo do trabalho", onde o coordenador do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (CISEB), Rafael Herdy, compôs a mesa ao lado da fundadora do CEO Now, Amanda Graciano; da professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas, Carol Campos; e da influenciadora e empreendedora, Thaynara OG.

De acordo com Rafael, participar de um evento que celebra a inovação e transforma a educação foi uma experiência muito boa. "Para mim foi um prazer participar do evento, que é um espaço que celebra a inovação, a educação e o empreendedorismo. Durante a minha participação, pude compartilhar um pouco das experiências que eu desenvolvi enquanto professor na área da educação empreendedora, mostrando como que a sustentabilidade, a inovação, a tecnologia podem ajudar nesse processo educacional. E espero impactar positivamente a comunidade e poder inspirar, contribuir com novas ideias e colocar um olhar diferente para quem trabalha com a educação ou quem está envolvido com a educação. Que essa conversa e essa troca possa inspirar professores e escolas a desenvolver uma educação que trabalha com o protagonismo do aluno, com a capacidade de resolução de problemas e com a inovação", contou o educador. 

Festival LED - Idealizado pela Globo e Fundação Roberto Marinho, o evento é parte do Movimento LED - Luz na Educação, uma iniciativa que mapeia, ilumina e reconhece práticas que estão transformando vidas através da educação. Nesta edição, realizada pela primeira vez em Belém, o Festival LED recebeu mais de 7 mil inscrições.

 

Texto: Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc