Estudantes do Tocantins viajam nesta quinta-feira para participarem da Olimpíada de História em São Paulo

Tocantins

22.08.2024

Seis estudantes do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, de Guaraí, viajam nesta quinta-feira, 22, para participarem da prova final da 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, nos dias 24 e 25 de agosto. No último dia, será realizada a cerimônia de premiação. 

Uma das equipes, denominada de Os Tucanos, ficou com o título de melhor do Tocantins. Esta é formada pelos estudantes Lucas da Silva Evangelista, Ester Sousa Santos e Kayllan Rocha. A segunda equipe, com o nome de Guarás, é formada pelos alunos Anna Karolina Pinho, Yasline Alves dos Santos e Maria Regina Ferreira Soares. Esses dois grupos contaram com a orientação do professor de História, Dionathan Soares Fragoso. A Escola Oquerlina Torres faz parte da Superintendência Regional de Educação de Guaraí. 

Preparação e expectativa 

Na semana que antecede a realização da prova final, os estudantes se encontraram para se prepararem, compartilharem conhecimentos e fazer um check-list dos itens que serão necessários para a viagem.

O professor Dionathan falou de sua alegria e satisfação em acompanhar os estudantes nessa aventura do conhecimento. “A expectativa dos estudantes para a prova presencial mostra a importância que eles dão à competição e ao aprendizado. Para eles, chegar à fase final é uma chance de mostrar conhecimento e crescer pessoalmente. Para a escola, levar duas turmas para a final destaca a qualidade do ensino e motiva outros alunos, reforçando a cultura de excelência acadêmica, o que nos enche de muito orgulho e gratidão”, frisou.

Kayllan Rocha, 19 anos, que estuda a 3ª série do Ensino Médio, está muito animado em participar da fase final da olimpíada.  “Para mim está sendo um momento repleto de emoções e sentimentos, porque tudo está sendo novidade. Eu e a minha equipe estamos muitos felizes por participar desse evento e estamos confiantes na possibilidade de fazer uma boa prova”, esclareceu.

Anna Karolina, 17 anos, também aluna da 3ª série do ensino médio, falou de suas expectativas. “Participar dessa olimpíada representará uma nova etapa na minha vida de estudante. Esta é uma oportunidade única em que irei representar o meu Estado em uma olimpíada nacional. Estamos indo para uma jornada maravilhosa de conhecimentos acadêmicos e de aprendizagens para a vida”, contou.

O estudante Lucas, 17 anos, que também está concluindo do ensino médio, contou como a olimpíada transformou sua vida. “Estou extremamente entusiasmado. É uma experiência única e resultado de um longo período de esforço e dedicação. Minha expectativa é que consigamos uma boa colocação na premiação, e possamos trazer essas medalhas para o nosso estado. Ao longo de cada fase, tive a oportunidade de estudar e conhecer a História do Brasil e fazer parte disso é muito especial para mim, me sinto grato e realizado pela oportunidade”, comentou.

Até chegar a esta etapa, os estudantes participaram de seis fases on-line da olimpíada, respondendo a provas e realizando tarefas propostas. 

A ONHB é um projeto do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), da Associação Nacional de História (Anph) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Josélia de Lima/Governo do Tocantins