Rio Grande do Norte
16.05.2025A rede estadual de educação do Rio Grande do Norte alcançou um feito inédito. Três estudantes da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, em Mossoró, foram premiados na edição 2025 da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior feira de ciência e engenharia pré-universitária do mundo, realizada em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.
Rita Izabely Lopes Costa, Otávio da Costa Nogueira e Gabriel Lopes Fernandes Filho conquistaram destaque na categoria “Translational Medical Science (TMED)” com o projeto “Potencial antimicrobiano do extrato hidroalcoólico da Myracrodruon urundeuva (aroeira)”. A pesquisa, orientada pelo professor Michael Pratini e coorientada por Douglas Arenhart França, rendeu ao grupo um prêmio de US$ 500, concedido pelo Qatar Research, Development, and Innovation Council, durante a cerimônia internacional de prêmios especiais da ISEF.
A presença da delegação potiguar no evento contou com o apoio integral da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), que garantiu todas as despesas com transporte, hospedagem, alimentação e credenciamento dos participantes. Para a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, o resultado é motivo de orgulho e comprova o valor da escola pública. “A ciência que transforma vidas também nasce nas salas de aula das nossas escolas. Esta conquista é da educação potiguar e simboliza o quanto podemos ir longe quando investimos no talento e no potencial dos nossos jovens”, destacou.
O reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido por estudantes da rede estadual reforça o papel transformador da educação pública e a importância do investimento contínuo em iniciativas que promovam a pesquisa científica entre jovens. O Governo do RN tem priorizado ações que fomentam o protagonismo estudantil e a valorização do conhecimento, como parte de uma política educacional comprometida com o futuro.