Estudantes do Colégio Estadual Ulisses Guimarães participam de expedição ao Pátio Multimodal da COPI em Palmeirante

Tocantins

15.12.2025

Estudantes do Colégio Estadual Ulisses Guimarães, do município de Pau d’Arco, participaram de uma expedição pedagógica ao Pátio Multimodal da COPI (Companhia Portuária de Itaqui – Operações Integradas), unidade administrativa e operacional localizada em Palmeirante, no dia 2 deste mês. A atividade integrou a programação da eletiva “Agronegócio e Agricultura Familiar no Brasil e no Tocantins”, ofertada pela unidade escolar, e proporcionou aos jovens uma imersão prática no funcionamento da cadeia produtiva no estado.

A ação foi conduzida pelo professor Joanilson Farias, que destacou o caráter formativo da experiência. Segundo ele, a visita “teve o objetivo de enriquecer o currículo dos estudantes, apresentar a dinâmica do agronegócio no centro-norte do Tocantins e demonstrar a integração no escoamento de grãos e fertilizantes por meio das malhas viárias e ferroviárias que compõem o pátio multimodal localizado no município de Palmeirante”.

Durante a visita técnica, os estudantes foram recepcionados por uma equipe multidisciplinar de colaboradores da empresa, composta por profissionais das áreas de Recursos Humanos, Engenharia e Agronomia. O grupo conheceu os setores administrativos e operacionais, a estrutura de pessoal, os mega galpões de armazenamento de fertilizantes, suas aplicações e toda a logística envolvida nas operações da unidade.

Para a estudante Nicole Évylly, a atividade ampliou perspectivas e contribuiu para a formação acadêmica e profissional dos participantes. “A aula de campo na COPI amplia a visão de mundo e para o mercado de trabalho. Incentiva os estudantes a correr atrás e tomar decisões importantes”, afirmou.

O diretor da unidade escolar, Donizete da Silva Melo, ressaltou o impacto pedagógico da iniciativa. “Atividades extracurriculares que promovem engajamento, movimento e saberes práticos culminam no despertar dos estudantes e no fortalecimento de uma escola que acolhe, avança e transforma”, destacou.

Ao todo, 20 estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram da expedição, que contribuiu para o fortalecimento do currículo e para o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas do agronegócio e das ciências aplicadas no Tocantins.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins