Tocantins
22.07.2025Os estudantes de Paranã que participaram da Semana Escola Avançada de Tecnologia (Semana EAT), realizada em São José dos Campos, São Paulo, voltaram com uma bagagem de conhecimentos e o troféu destaque Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3), da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU), que assegura uma vida saudável e promove o bem-estar para todos, que foi uma das categorias da premiação.
A equipe é formada pelos alunos Marcivânio Izídio de Souza, Genilson Rodrigues Póvoa, Glenda Lorrane Ribeiro da Cruz e Maristela Mariano Ferreira, considerado o “Quarteto Fantástico”, e pelos professores Waldisney Gonçalves de Almeida e Zelina da Cruz Rocha são do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco. Os estudantes tocantinenses conquistaram uma das dez vagas disponíveis, para participar da Semana EAT, por meio de uma prova de programação. Os outros estudantes, que participaram do evento, alcançaram as vagas por meio das premiações em medalhas na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT).
Eles estão animados para participar de mais olimpíadas científicas e para aprimorar o projeto “Rota Segura: aplicativo de alerta para a prevenção de acidentes com animais nas estradas”. Os estudantes apresentaram esse aplicativo durante a imersão tecnológica e voltaram com muitas ideias para aprimorar o trabalho.
A Semana Escola Avançada de Tecnologia foi realizada no período de 15 a 18 de julho e é considerada um dos maiores eventos de tecnologia educacional da América Latina, que reúne 500 estudantes e professores de diversas regiões do país.
O estudante Marcivânio fala de sua experiência na imersão tecnológica. “Representar o Tocantins pela terceira vez consecutiva e conquistar uma vaga no evento, apesar de tantos estudantes de outros estados do país, é uma honra imensa e uma alegria difícil de descrever. É algo que eu carrego com muito orgulho. A Semana EAT nos ajuda a despertar a vontade de transformar o mundo. Ela acende em nós o desejo de solucionar problemas reais usando a tecnologia como ferramenta. A gente passa a enxergar o mundo com outros olhos, porque quando aprendemos a identificar os problemas, percebemos que eles sempre estiveram ali, só não havíamos sido provocados a prestar atenção. E isso muda tudo”, relatou.
A estudante Blenda, 16 anos, ressaltou suas aprendizagens. “Participar da Semana EAT foi incrível. Foram dias de muito aprendizado, troca de experiências e contato com pessoas de diferentes áreas. Voltei motivada e muito feliz por ter feito parte desse momento importante para a minha vida”, ressaltou.
Os estudantes participaram da imersão tecnológica, de oficinas, palestras e tiveram contato com o universo criativo da ciência, tecnologia e inovação e conheceram professores e estudantes de todas as regiões do Brasil.
O professor Waldisney fala de sua alegria com mais essa experiência em seu currículo. “Participar pela terceira vez e representar a região Norte e sermos premiados como destaque ODS 3 é motivo de orgulho e de satisfação pelo trabalho realizado. Os estudantes tiveram acesso a uma vasta programação como palestras, oficinas e imersão tecnológica, alguns assistiram a um concerto da Disney. Outro estudante conheceu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. E eu conheci uma fábrica de filtros para veículos. Então, eu vejo que, a cada ano, estamos evoluindo, crescendo e mais motivados”, explicou.
A professora Zelina também fez seus comentários. “Participar da Semana Escola Avançada de Tecnologia foi uma experiência única e valiosa, pois levou os alunos a perceberem, por meio de várias atividades desenvolvidas, como apresentação e a interação dos aplicativos criados pelos próprios alunos, como também, oficinas e palestras, o quanto a tecnologia cria possibilidades de inovação e hoje se faz necessária para facilitar o dia a dia das pessoas”, frisou.
A alegria da escola é que os estudantes tiveram o seu projeto premiado entre outros 100 trabalhos que fizeram parte da exposição na Semana Avançada de Tecnologia.
A olimpíada é uma realização do Instituto Alpha Lumen e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins