Destaques
03.03.2021Por: Rubiluci Almeida
Em tempos difíceis como o que está atravessando a população acreana, surgem motivos de alegria e orgulho para a Educação do Estado. O site da Olimpíada Nacional de Ciência divulgou, na última semana, as escolas de Cruzeiro do Sul e os alunos que foram destaque e que receberam homenagens, com medalhas e menções honrosas, pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
“Em meio a tantas lutas e tristezas, essa conquista é motivo de alegria para nossos alunos e professores”, afirmou a diretora da escola de Ensino Fundamental Presbiteriana, Chirleide Correia.
O objetivo da ONC é criar na sociedade a consciência de que alunos talentosos devem ser motivados e ter oportunidades de se desenvolver e se destacar em sua região, no Brasil e no mundo.
O gestor da Escola Dom Henrique, Jair Costa, congratulou as campeãs no município. “Muito bom ver nossas instituições se destacando em um evento nacional de ciências; isso nos enche de orgulho. Parabéns a todos”.
A ONC é uma oportunidade dos estudantes testarem suas habilidades, além de aprimorar o currículo. Já as escolas ganham em destaque acadêmico. A missão principal da organização não é a conquista do pódio, mas apoiar a educação ao estimular e destacar sua importância para o país.
A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A competição resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio, e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.
Para a coordenadora do Núcleo da SEE, Ruth Bernardino, as olimpíadas, de um modo geral, trazem, para os alunos, benefícios diretos. Como há pouca atividade extracurricular em nossa região, esses eventos são uma plataforma e um diferencial para quem quer estudar. É um ambiente que incentiva a ir além e ver que existem coisas maiores para conhecer”, observou.
MEDALHA DE PRATA
Karine Souza da Silva – 9° ano
Lara Mirely Lima Pinheiro – 9° ano
Ana Clara Veiga Dias – 9° ano
MEDALHA DE OURO
Hérner Kauan Freitas da Silva – 8° ano
MEDALHA DE OURO
Ana Rebeca Rocha da Costa – 8° ano
MENÇÕES HONROSAS
Arielem da Costa Silva – 3° ano médio
Nataniele Oliveira Farias – 3° ano médio
Larissa da Silva Araújo – 8° ano
Ramírian Alves Rufino – 8° ano
MEDALHA DE PRATA
Ana Luiza da Costa – 2° ano
Ana Beatriz Freitas Paiva – 2° ano
MEDALHA DE BRONZE
Gustavo Costa Barroso – 2° ano
MENÇÕES HONROSAS
Marcos Vinicius Souza da Costa – 1° ano
Denis Mesquita de Oliveira – 2° ano