Paraíba
25.11.2024AEscola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Doutor Trajano Pires da Nóbrega, localizada em Condado, município integrante da 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), vem se destacando com a implementação de uma horta orgânica conduzida por estudantes do curso técnico em Agricultura. Desde julho, cerca de 25 alunos, sob a orientação de professores especializados, têm cultivado hortaliças que são incorporadas à merenda escolar. O projeto integra ações práticas de formação cidadã, além de gerar economia para os recursos da escola.
Sob a supervisão dos professores Caio Araújo, Antônio Silva e Josilene Santos, os estudantes trabalham diariamente na horta. O professor Alessandro Ferreira também contribuiu significativamente, ao implementar um sistema de irrigação automatizada por aspersão, o que otimizou o cuidado com as hortaliças. Segundo o professor Caio Araújo, "a horta é planejada de acordo com o clima da região e com as hortaliças que compõem a merenda escolar, como cheiro-verde e alface".
Além de incentivar o consumo de alimentos orgânicos, o projeto desenvolve competências fundamentais nos estudantes. "Durante o processo, eles aprendem trabalho em equipe e responsabilidade, cuidando diariamente das hortaliças. Isso forma cidadãos conscientes sobre a produção de alimentos e o cuidado com o meio ambiente", destacou Caio. Os alimentos colhidos na horta são direcionados à cozinha da escola, onde são utilizados no preparo do almoço para estudantes e funcionários. Essa prática resultou em uma economia considerável para a instituição.
A estudante Ana Beatriz Soares, da 3ª série, é uma das envolvidas no projeto. “Fazer parte dessa nova experiência na escola tem sido muito relevante para mim e para meus colegas. O plantio está sendo uma oportunidade incrível, pois conseguimos aplicar na prática tudo o que aprendemos em sala de aula, como os sistemas de irrigação, adubação e nutrição do solo. Além disso, o material produzido tem uma ótima finalidade, contribuindo para a cozinha da escola, especialmente com o coentro. Todo o canteiro foi feito por nós, desde a preparação estrutural até a colheita. Essa experiência tem sido fundamental para a conclusão do nosso curso técnico em Agricultura”, conta.
Outro destaque do projeto é o envolvimento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com auxílio do professor Jossivan Lopes, que também acompanha uma das turmas que realiza o estágio na horta, ampliando o alcance da iniciativa. Os estagiários fazem parte do programa Primeira Chance, do Governo do Estado, que oferece oportunidades de estágio e primeira experiência profissional para alunos da rede estadual.
A horta foi planejada levando em consideração as condições climáticas da região, garantindo uma produção adequada e sustentável. Os professores envolvidos reforçam a importância do aprendizado prático como forma de conectar os estudantes às necessidades reais da comunidade, promovendo a valorização do campo e a consciência ambiental. O projeto prevê ainda a ampliação da horta para incluir novas hortaliças, diversificando ainda mais o cardápio da merenda e aprimorando a formação dos estudantes. "Queremos que os alunos saiam da escola com conhecimento técnico, responsabilidade social e o desejo de aplicar o que aprenderam em suas comunidades", concluiu a gestora da escola, Wenia Vertich.