Estudantes da REE realizam atividades educativas com apoio das Bibliotecas Escolares

Mato Grosso do Sul

29.08.2024

A SED (Secretaria de Estado de Educação) conta com 35 unidades da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) com Bibliotecas Padrão, um projeto elaborado, aprovado e financiado pelo FNDE/Governo Federal, com espaço comunitário que proporciona os multiletramentos, inclusive o digital, aos estudantes da rede.

A REE conta com técnicos em bibliotecas/bibliotecários efetivos em 45 unidades escolares. Além de toda Rede Estadual de Ensino contar com acervo bibliográfico e obras do PNLD ( Programa Nacional do Livro e do Material Didático) Obras Literárias.

A SITEC (Superintendência de Informação e Tecnologia, por meio da COTED (Coordenadoria de Tecnologia Educacional) fomenta as práticas educativas no espaço da Biblioteca Escolar, bem como o uso pedagógico do acervo bibliográfico e literário das unidades escolares da REE.

Bibliotecas em MS

A EE Castro Alves, localizada no município de Dourados, promoveu atividades de programação desplugada, na Biblioteca Escolar. Os estudantes das turmas de 6°, 7° e 8° anos, integrantes da Unidade Curricular Eletiva Letramento e Raciocínio Lógico, formaram equipes para a programação em blocos e atendimento ao algoritmo. Dessa forma, o principal objetivo da professora Simone Aparecida e da PCPI Sirléia Vieira foi “Enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, preparar os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, estimulando habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.”

A EE Ester Silva, localizada em Bela Vista, desenvolve o projeto Narrativas em construção – explorando a leitura e a escrita no 6° ano do Ensino Fundamental. O projeto visa criar um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo, em que cada estudante, com dificuldade de leitura e escrita, possa desenvolver suas habilidades no seu próprio ritmo, com o apoio necessário para superar desafios e descobrir o prazer da leitura. O projeto é composto pelas atividades: diário de leitura, clube do livro, oficinas de escrita criativa, cine-debate, concurso de contos/poesias, autor do mês e produção de livro na plataforma Estante Mágica. De acordo com a PCPI Nádia Cristina e a professora de Língua Portuguesa Cristiane Veiga, durante a oficina de escrita criativa, foi possível explorar diferentes gêneros, incluindo técnicas como brainstorming, escrita livre e reescrita.

A EE Floriano Viegas Machado, localizada em Dourados, pensando na formação de leitores, trouxe a adaptação de “Dois irmãos” de Milton Hatoum em quadrinhos, distribuída pelo PNLD Literário do Ensino Médio. Esta adaptação tem linguagem própria e genuína que agrada aos estudantes, favorecendo a leitura da narrativa, corroborando com o hábito de leitura e objetivando a leitura da obra original ou de outras mais densas. Para a professora de Língua Portuguesa, Luciane Ruis, os estudantes são coprotagonistas e produziram Hexágonos Literários.

A ECM Marçal de Souza Tupã-Y, situada em Campo Grande, desenvolve o Clube de Leitura, durante o tempo das Práticas de Convivência e Socialização. As atividades são conduzidas pela bibliotecária Egles e baseiam-se na compreensão de que a biblioteca é um espaço cultural centralizado no livro, abrangendo os mais diversos gêneros literários. O Clube do Livro tem uma programação elaborada pelos próprios estudantes, a saber: segunda-feira – Dia do Conto; terça-feira – Dia do Devacional; quarta-feira – Dia da Leitura Falada; quinta-feira – Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto; e sexta-feira – Dia dos Jogos Literários.

Sobre as bibliotecas escolares

A biblioteca escolar, como parte do processo educativo, pode e deve ser um espaço onde o estudante encontra, ao mesmo tempo, cor, movimento, leitura, informação e conhecimento. Assim, deixará de ser aquele espaço frio, fechado, passivo onde só se senta e se lê, para ganhar movimento, calor e vida.

Dar suporte à formação de leitores e pesquisadores é o principal objetivo de uma biblioteca escolar. Assim, diante de um mundo virtual tão colorido e vivo, a escola precisa apresentar aos estudantes uma biblioteca atrativa e interativa.

As bibliotecas escolares proporcionam tanto o espaço físico para a realização destas atividades quanto o acervo literário para a promoção da leitura. Assim, os estudantes inserem-se em ambientes leitores e com acesso à informação e à literatura.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.