Paraíba
07.08.2025A equipe Cerafins da EEEFM Arruda Câmara, de Pombal, e a equipe Phidas da ECI Maestro José Siqueira, da cidade de Conceição, foram classificadas para participar da Superliga de Matemática, prevista para ser realizada no dia 26 de agosto em Curitiba. O evento é promovido pelo Instituto Philotimia e é realizado com disputas por equipes com partidas orais de perguntas e respostas. Pontua a equipe que responder mais rápido as questões que envolvem raciocínio lógico.
Os estudantes Brayan França, Esley Lemos e Miriam Brito da equipe Phidas, e os estudantes da equipe Cerafins Igor Niery, Rayssa Trigueiro e Hiago Wanderley, já passaram por uma etapa da competição fase Nacional, promovida de forma remota que também teve premiação de medalhas de Menção Honrosa.
Com o resultado na competição online, os estudantes vão participar da Superliga que é uma competição presencial com todas as equipes classificadas na seletiva. A dinâmica é a mesma: partidas orais de perguntas e respostas.
De acordo com o professor da disciplina de Matemática, Mailson Matos da EEEFM Arruda Câmara, a competição é um momento que exige muita concentração dos estudantes. “Já tive a oportunidade de participar em 2023, e é uma competição bem diferente mesmo, pois não é só você saber como resolver as questões, mas também ter agilidade para resolver rápido e correr para dar sua resposta. É uma competição bem interessante que vem fazendo sucesso a cada ano”, comentou.
Para o também professor de Matemática, Alefe Carvalho, a competição é um incentivo dos estudantes entenderem melhor e se interessarem pela disciplina. “Esse ano conseguimos passar para a fase final da Liga de Matemática e para a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). O que chama a atenção nessas competições é que são por equipes. Por isso, acredito que os estudantes se dedicaram o dobro por poderem realizá-las em equipe, promovendo o aprendizado compartilhado da matemática entre eles”, ressaltou o docente.
A competição é promovida em três níveis: Nível 1: para alunos que estejam matriculados no 6º ou 7º Ano do Ensino Fundamental; Nível 2: para alunos que estejam matriculados no 8º ou 9º Ano do Ensino Fundamental. Nível 3: para alunos que estejam matriculados no Ensino Médio.