Paraíba
12.08.2025Mais de mil estudantes da Rede Pública Estadual da Paraíba participaram nesta terça-feira (12), no Teatro de Arena do Espaço Cultural, na capital, do evento PoliTEENzando "Jovem que vota, muda a rota", promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). O intuito é fomentar a participação do jovem no processo político e repassar o conhecimento com os demais colegas.
Durante o evento foi realizado um Quiz para traçar o perfil do eleitorado jovem, intitulados: "No caminho da participação", "Me deixe em paz na minha bolha", "Democracia sua linda" e "Não há político para mim no Brasil". Os perfis trazem como os estudantes veem a participação deles no processo político, se existe interesse, se são engajados e/ou não pretendem se envolver no processo, tendo em vista que o voto não é obrigatório para os jovens de 16 e 17 anos.
"Esse também é o chamamento importante do país, não apenas nas eleições, mas principalmente no acompanhamento das ações que envolvem a educação. É uma política bem feita, é uma política bem estruturada, uma política bem monitorada, bem acompanhada, com metas claras, com objetivo concreto, que faz toda uma geração se transformar para o bem. Nós temos que prepará-los para a vida, e parte dessa preparação envolve princípios, caráter, força de vontade e também a iniciativa de participar. O TRE está de parabéns pela ideia", destacou o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho.
Para o desembargador e presidente do TRE, Oswaldo Trigueiro Filho, o evento aproxima os jovens que têm o voto facultativo para entender melhor o processo eleitoral e incentivar a participação dos estudantes na escolha dos seus representantes.
"A participação do processo político, escolha da sua representação, tendo legitimidade para poder falar. Isso que queremos despertar nesses jovens. Também queremos aumentar o número de jovens participantes no processo de votação. E por isso fizemos esse evento e vamos fazer mais dois nesse formato em outras regiões do estado", comentou.
A estudante Mariana Xavier da ECIT Raul Córdula, já está acostumada com processo eleitoral na escola, pois ela foi eleita como líder de turma e também líder dos líderes de turma, além de ser embaixadora da 1ª Gerência Regional de Ensino. Ela falou da importância do evento e afirmou que esse ano vai tirar o Título de Eleitora.
“Esse evento é muito importante para mostrar o nosso direito de ter nossa voz. Ano passado que não consegui tirar meu título, mas esse ano vou fazer para finalmente ter esse direito de votar nas próximas eleições. Nós jovens temos muita ansiedade diante do voto, pois além de ser eleita como líder e já votei em outras pessoas e nós temos aquele medo de ser realmente o eleito vai fazer um trabalho legal se vai realmente cumprir as ações", contou.
Seguindo a programação, aconteceu o debate sobre juventude, educação, transformação cidadã por meio da participação ativa na política de todos nós, cidadãos e cidadãs brasileiras, e também sobre a proibição do uso do celular nas escolas com o secretário de Educação do município do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.
"Precisamos mostrar aos nossos jovens que o melhor caminho para o futuro deles é o caminho dos estudos, é o caminho do conhecimento, é a melhor aposta que eles podem fazer. E quando a gente tomou a decisão de proibir o uso de celulares nas escolas, a gente queria passar essa mensagem. Que eles precisam estar mais focados na sua aprendizagem, na interação social e nas amizades que são feitas na escola. O algoritmo não pode vencer a aprendizagem", disse.
Além da ECIT Raul Córdula, também participaram os estudantes das escolas: ECIT Padre Hildon Bandeira, ECIT Papa Paulo VI, Instituto de Educação da Paraíba (IEP), Escola Cônego Luiz, Ecit Linduarte Noronha, ECIT João Goulart, ECIT João Roberto Borges, ECIT Prof. Luís de Azevedo Soares, Escola Orlando Cavalcante, Escola Argentina, ECI Maria de Lourdes Araújo e EEEM Anísio Pereira Borges.