Piaui
13.09.2023O excelente desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual levou o Piauí à 2ª colocação em número proporcional de aprovações para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP.
536 estudantes piauienses foram classificados para a segunda fase do torneio, o que equivale a 7,59% dos inscritos. Só o Ceará teve um percentual maior, com 8,14%. Destaque também para o crescimento na participação dos alunos, que nesse ano foi de 7.053 na primeira fase, 70,56% maior em relação ao ano passado.
Para o Secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, esse expressivo resultado é reflexo das ações do Programa Acelera Seduc, em especial o projeto Seduc Olímpica: “Com o Seduc Olímpica, passamos a realizar torneios estaduais, fortalecer o engajamento e preparação dos estudantes para as olimpíadas nacionais de conhecimento, com aulas e imersões com professores especializados, e premiar os alunos medalhistas. As Olimpíadas têm um poder pedagógico muito grande, melhorando as aprendizagens, a formação cidadã e o desempenho dos estudantes em todas as provas e disciplinas, a ver pelo exemplo do nosso Governador Rafael, medalhista nacional e internacional em Olimpíadas”, destaca o Secretário.
Como parte das ações do Seduc Olímpica, várias escolas incluíram na sua rotina de aulas os temas mais exigidos na OBFEP, como relata o Diretor do CETI Augustinho Brandão em Cocal dos Alves, Darkson Vander. “Temos um formato de preparação na escola que engaja os professores, estudantes e a família, com aulas extras. Fazemos um trabalho de orientação e conscientização dos alunos que a participação e a medalha simbolizam um ganho de aprendizado imenso, determinante para o sucesso que eles almejam em suas trajetórias educacional e profissional. São sementes para um futuro de conquistas, assim como ocorreu com outros estudantes da escola”, afirma.
As provas da 2ª fase da OBFEP acontecem em novembro. Até lá, a Seduc promoverá aulas preparatórias para os estudantes e professores da Rede estadual. “Como já ocorre com a Olimpíada Brasileira de Matemática, o projeto Seduc Olímpica também fará uma agenda de preparação para os alunos que irão realizar a 2ª fase da OBFEP em novembro”, informa Franklin Rinaldo, um dos Coordenadores do Seduc Olímpica.