Pernambuco
29.11.2024Estudantes da Rede Estadual de Pernambuco participam da 4º Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. A programação teve início, nesta terça-feira (26), na Arena BRB, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e segue até sexta-feira (29), reunindo estudantes, professores e especialistas de todo o Brasil para compartilhar conhecimentos, experiências e inovações na área da educação profissional e tecnológica. O evento é uma realização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
A Rede Estadual teve dez projetos aprovados para a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que serão apresentados pelos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Ariano Vilar Suassuna; Dom Bosco; Chico Science; José Nivaldo Pereira Ramos; Ministro Fernando Lyra; Professor Urbano Gomes De Sá; Maria Amélia de Freitas Araújo; e Maria Wilza Barros de Miranda.
Dentre os trabalhos, os alunos pernambucanos irão apresentar os projetos: “Desplug Programa Blind – uma linguagem de programação de computadores para cegos”, “Costurando o Amanhã Sustentável: retalhos do futuro na economia circular” e “Negócios Sustentáveis: explorando o marketing digital como vantagem competitiva”.
“A gente fica muito feliz em ver os estudantes da rede estadual participando da 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Este evento é uma oportunidade incrível para vivenciar aprendizados, troca de experiências, além de se conectar com as inovações do setor”, destacou a gerente geral de Educação Profissional, Socorro Rodrigues.
Semana Nacional – Abordando como tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, o evento tem como objetivo ampliar a integração, os debates e o intercâmbio das ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas organizações ofertantes.
Em 2024, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem (Senai, Senac e Sest/Senat).
Durante o evento, serão apresentadas pesquisas que envolvem tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistiva e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones, realidade virtual, entre outras. Temas como empreendedorismo, assistência técnica e desenvolvimento sustentável também farão parte das atividades.