Pernambuco
25.10.2024Estudantes da Rede Estadual participaram, nesta quinta-feira (23), da ExpoTec Robótica MetroSul. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues, localizada em Jaboatão dos Guararapes, e foi voltado para alunos do ensino médio com o objetivo de desenvolver habilidades em robótica e programação, utilizando a plataforma Arduíno. A iniciativa promoveu a integração dos conceitos de ciência e tecnologia, incentivando o aprendizado por meio de experiências interativas e aplicadas, ao mesmo tempo em que fomentou o trabalho em equipe, a criatividade e a solução de problemas complexos.
Durante o evento, os estudantes participaram de oficinas, apresentação de protótipos, jogos voltados para tecnologia a partir de trabalhos realizados nas disciplinas eletivas, desenvolvendo habilidades interpessoais e competências que serão valiosas em suas futuras carreiras acadêmicas e profissionais.
Segundo a gerente da GRE Metro Sul, Eda Cabral, esse tipo de iniciativa pode servir como um ponto de partida para a formação de futuros profissionais nas áreas de tecnologia e engenharia. “Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e trazer a robótica para as escolas permite disseminar conhecimentos interdisciplinares que permeiam os campos de inovação tecnológica. Dessa forma, nossos alunos aprendem, inovam e ampliam sua gama de saberes pedagógicos que envolvem uma série de disciplinas, como a matemática, física, química, dentre outras”, enfatizou.
O estudante Erick Gustavo, do curso de desenvolvimento de sistemas, falou sobre sua experiência de vivenciar a feira de robótica. “Eu participei da criação do projeto da estação meteorológica, que foi o meu primeiro projeto na escola. Embora eu estivesse no meu primeiro ano e fosse a minha primeira experiência, foi muito interessante e surpreendente participar da criação dele. Durante a feira, tivemos a oportunidade de apresentar o nosso projeto para 18 escolas diferentes e foi muito legal. No começo, eu estava nervoso, mas, conforme fui fazendo as apresentações, fui me acostumando e, no final, achei tudo muito divertido”, avaliou.
“Entre as inovações que mais chamaram a atenção foi a robótica, com projetos incríveis usando o Arduino, como carros independentes e lixeiras automáticas. O que eu mais gostei foi como o Arduino foi aplicado de forma prática em várias áreas, facilitando a automação e localização de coisas no dia a dia. Além disso, a apresentação teatral de ‘Os Miseráveis’ foi muito divertida e contribuiu para que as pessoas tivessem uma visão mais clara e interessante da peça”, relatou o estudante Ruan Braga de Souza, do curso de Desenvolvimento de Sistemas.