Estudantes da Rede Estadual de Ensino concluem o programa Miniempresa, da ONG Junior Achievement Pernambuco

Pernambuco

01.11.2024

O programa Miniempresa da Junior Achievement (JA) Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (31), a formatura da sua 21º edição no estado. Foram 700 estudantes da Rede Estadual de Ensino formados no programa que visa transformar a vida de jovens com lições práticas sobre educação e o mundo dos negócios. A cerimônia foi realizada na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e contou com a presença do secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, e demais autoridades.

“Quero dar parabéns a esses jovens, porque abraçaram a possibilidade de compreender um pouco mais sobre o que é ser empreendedor. Acho isso muito importante, porque desenvolve competências que a gente leva para o resto da vida, como organização, planejamento, execução, colaboração. Ao construir essa parceria com a Junior Achievement, a gente oxigena o trabalho, faz com que a escola esteja aberta para o que está acontecendo fora dos muros”, destacou Alexandre Schneider.

Realizado pela Organização Não Governamental (ONG) JA Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, a formação contou com a participação de 800 estudantes de 31 escolas da rede, em todo o estado. Este ano foram formadas 32 miniempresas espalhadas pelo Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Bezerros, Gravatá, Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, São Lourenço da Mata, Escada, Paudalho, Vitória de Santo Antão e Palmares. Os alunos investiram na produção de produtos que prezam pela sustentabilidade e inovação.

A gestora executiva da JA Pernambuco, Olga Lucena, ressaltou a importância do programa na formação dos estudantes. “O Programa Miniempresa estimula o empreendedorismo e fomenta a criação de novas ideias baseada na sustentabilidade, na inovação desses estudantes. A gente acredita muito que o programa incentiva não apenas o estudante a chegar num produto, mas a desenvolver habilidades que são importantes para o mercado. Ficamos felizes em chegar neste momento com a casa cheia e vendo o quanto esse programa fez diferença na vida das pessoas”, finalizou. 

Uma das formandas foi a estudante Anna Beatriz Malafaia, do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Beberibe. A miniempresa criada por Anna comercializou bijuterias ecológicas a partir de pedras como quartzo, ametista e cianita. Durante o processo de produção e comercialização a maior preocupação da empresa era o bem-estar do cliente, sempre procurando materiais que evitassem alergia, escurecer ou descascar com o tempo. Para Anna todo o processo valeu a pena.“Foi um programa muito desafiador, mas o resultado foi prazeroso. A gente vendeu colares e brincos ecológicos para deixar os clientes bonitos e satisfeitos. Organizarmos tudo dentro da empresa, desde a elaboração do material, até a parte do financeiro e de vendas. Mas nos formamos com o sentimento de trabalho bem feito”, comemorou Anna.

Junior Achievement

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários. Em Pernambuco, possui escritório desde 2003.

A JA Pernambuco realiza programas de educação empreendedora com jovens pernambucanos há mais de 20 anos. Os programas da ONG são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e, este ano, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo.