Estudantes da Escola Estadual Liberdade visitam a sede da Seduc

Tocantins

31.01.2025

A Escola Estadual Liberdade, de Palmas, realizou nesta sexta-feira, 31, uma visita pela sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com estudantes que compõem a assessoria de comunicação (Ascom) da unidade.

O grupo faz parte da Ascom Liberdade, projeto criado pelos próprios estudantes, que realizam o trabalho de comunicação da Escola, produzindo conteúdos para as redes sociais da unidade. Durante a visita os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer cada setor da Seduc, bem como tirar dúvidas sobre diversos temas relacionados ao trabalho desenvolvido pela pasta.

O diretor da Ascom Liberdade e estudante da 3ª série do Ensino Médio, Mickaell Araújo, explica que a ideia de criar uma assessoria surgiu depois da escola vencer o Festival de Arte das Escola de Palmas (FAES) com uma peça de teatro. “Começamos a gravar uns vídeos aqui, outros ali, mas a escola não tinha um suporte para essa área da comunicação. Continuamos mesmo assim e foi dando certo, nossa diretora apoiou, o secretário Fábio Vaz também, e agora temos a nossa Ascom”.

“Fazemos um trabalho de auxiliar a gestão da escola na questão da comunicação escolar. Antigamente a escola tinha um déficit muito grande nessa área, então nós mesmos criamos a equipe, mostrando o protagonismo dos estudantes. Mas nosso trabalho na Ascom vai além da comunicação, ele vai também para a área social, para a pedagógica e aí abraça todo o corpo diretivo da escola e ajuda em todas as áreas”, ressaltou o estudante.

A estudante e vice-diretora da Ascom, Kamilla de Souza, revela que gostou de conhecer a Seduc, mas principalmente a diretoria de comunicação. “É uma oportunidade incrível poder ver de perto um trabalho parecido com o nosso sendo feito, ainda mais em nível estadual. Foi interessante para aprendermos e nos inspirarmos em como fazer na Ascom da nossa Escola”.

Para a estudante e assessora da Ascom, Kamilla Cabral, é importante que os estudantes da rede estadual tenham esse contato direto com a Secretaria da Educação. “Conhecer o órgão que liga a escola ao estado é muito significativo, mesmo que brevemente, pudemos conhecer um pouco de como a educação do Tocantins funciona, todos os setores e as pessoas que fazem tudo isso acontecer”.

 

Revisão Textual: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins