Estudantes da EE Roberto Scaff celebram formatura histórica em Balneário Camboriú

Mato Grosso do Sul

19.12.2025

Viagem revela que o ensino público pode oferecer experiências que marcam vidas

 

Quando a comunidade escolar se une e acredita, o impossível perde força e foi assim que estudantes da cidade de Anastácio transformaram a formatura em uma experiência inédita e memorável.

Um sonho distante para alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Roberto Scaff virou uma viagem para Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

 

Como transformar sonho em experiência real

Pela primeira vez, uma turma do ensino público da região comemora a conclusão dos estudos fora do estado, vivendo dias de lazer, descobertas e convivência.

Por uma semana, os formandos curtiram as praias catarinenses, pontos turísticos como a FG Big Wheel e um dia no Beto Carrero World, um dos maiores parques temáticos da América Latina.

Mais que diversão, a experiência representa uma conquista e a certeza de que novas possibilidades estarão ao alcance sempre que houver dedicação e trabalho coletivo.

 

União, esforço e protagonismo estudantil

A viagem foi viabilizada a partir de um intenso esforço conjunto de estudantes organizando vendas, rifas e ações de arrecadação ao longo do ano, com o apoio da escola e de padrinhos que acreditaram no projeto desde o início.

A professora e madrinha da turma, Thamara Santos, acompanhou todo o processo e destacou o significado da conquista.

“Ver esse sonho se tornar realidade é emocionante. Eles aprenderam que, com união, persistência e fé é possível alcançar objetivos que pareciam inalcançáveis”, lembra Thamara.

 

Educação que transforma trajetórias

A formatura do terceirão da EE Roberto Scaff vai além de uma viagem comemorativa. Ela simboliza o poder transformador da educação pública quando há engajamento e incentivo para que os estudantes sonhem grande.

“Essa formatura mostra que o ensino público também pode oferecer experiências que marcam vidas”, ressalta a diretora da escola, Edna de Souza Sanches.

A experiência deixa um legado de autoestima e inspiração para outras turmas, reforçando que a escola também é um espaço de construção de memórias e oportunidades possíveis.

 

Gilberto Junior, SED

Foto: arquivo escolar