Mato Grosso do Sul
06.06.2024Os estudantes Guilherme Souza Torres, Rafaela Silva e Gustavo Teixeir, do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta educação em tempo integral, em Corumbá, apresentaram, sob orientação do professor de História, Douglas Voks, uma etapa da pesquisa "Educação Antirracista", no ELABVIS - I Encontro Latino-Américano de Bem Viver e Inovação Social"-, promovido pelo Núcleo de Estudos de Inovação Social da Fronteira, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Pesquisa
A pesquisa sobre Educação Antirracista, desenvolvida pelo trio de estudantes JGP, em companhia do doutor em História, professor Douglas, busca no término da pesquisa, elaborar uma cartilha sobre a temática e colocá-la à disposição de toda comunidade corumbaense, ladarense e fronteiriça. A pesquisa é financiada pelo FUNDECT/PICTEC (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul/Programa de Iniciação Científica e Tecnológica
No evento, os estudantes explanaram sobre o racismo em suas diversas faces na sociedade, culminando nos primeiros dados da pesquisa do grupo. Foram feitas explicações teóricas sobre a temáticas e reflexões do racismo impregnado no cotidiano.
“Realizado em maio, na UFMS, o evento contou ainda com um grupo de estudantes JGP que apreciou os primeiros dados da pesquisa e puderam refletir sobre a temática no cotidiano escolar”, menciona diretora adjunta Camila Cavalcante.
“A Gestão parabeniza os estudantes e professor JGP pelo empenho em prol na área de pesquisas acadêmicas, alcançando uma educação pública de compromisso, qualidade e excelência”, finaliza diretora Erica Oliveira do Espirito Santo Gonçalves
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar