Mato Grosso do Sul
11.09.2024Os estudantes do ensino médio Carlos Eduardo Vieira da Silva, Paulo Roberto Iamaguti Moreno e Thauany Vitórya Mião dos Santos da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, no município de Três Lagoas, participaram da Semana Acadêmica de Matemática da UFMS (universidade Federal de Mato Grosso do Sul), orientados pelo professor Alan Ricardo Silva Vechi, apresentando o trabalho “O Problema de Langley”, publicado pelo matemático Edward Mann Langley (1851 – 1933) no Cambridge University Press.
De acordo com professor Alan Vechi, “o que cativa o interesse para o problema supracitado é que, mesmo considerando que o triângulo em questão possui dois ângulos iguais, por ser isósceles, que, dentro da geometria plana, todos os triângulos possuem ângulos internos que somam 180 graus, que ângulos alinhados em uma reta também somam 180 graus e que ângulos opostos pelo vértice são congruentes, ainda assim, sem construções geométricas auxiliares, o problema permanece insolúvel.”
Durante a apresentação, os estudantes exploraram duas opções de solução ao problema de Langley, a partir de pesquisa bibliográfica e uso de recursos da internet. Para a diretora Sandra Giacheta Canisso Maia, “esse tipo de experiência é muito importante para a formação integral dos nossos estudantes, atuando além dos limites da escola e dialogando com a sociedade que nos cerca”.
O evento teve importantância para os estudantes, onde os amigos e familiares compareceram para prestigiá-los na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Para a coordenadora Gláucia Aparecida da Costa da Silva, “essa experiência é tão exitosa, que certamente incentivará os estudantes a prosseguirem nos estudos quando concluírem o ensino médio, além de desenvolver a proatividade e confiança para falar em público”.
Além dos amigos e familiares, estavam também presentes os acadêmicos da graduação e Mestrado da área. Os estudantes Carlos, Paulo e Thauany foram elogiados pela desenvoltura como aplicaram o conhecimento. Eles estão matriculados no 1º ano F e já estão desenvolvendo experiências acadêmicas da melhor qualidade.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.