Mato Grosso do Sul
08.06.2022Durante a semana do Meio Ambiente os estudantes do projeto de Eletiva III e do projeto de pintura “Com cores não há limites” da Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Miranda, desenvolveram ação educativa na Fazenda San Francisco Pantanal, produtiva e significativa para os jovens estudantes.
De acordo com a diretora Izamara Nunes, a atividade despertou a curiosidade intelectual dos aprendizes, “pois puderam conhecer de perto o tesouro guardado no Pantanal sul-mato-grossense, admiraram a beleza da fauna e da flora que nos rodeiam e que são visitados e admirados por turistas de todo o mundo. Puderam ainda conhecer a produção de arroz por irrigação e compreender os benefícios do rio Miranda para a economia e sociedade por meio da agricultura”, enfatiza.
Projeto Gadonça
A palestrante Roberta Coelho apresentou o Projeto Gadonça que objetiva diminuir a caça das onças e conhecer a relação da morte do gado com a maior predadora do Pantanal. Além disso, o momento propiciou aos estudantes compreensão da cultura pantaneira, as relações das espécies de animais e plantas que compõem o território da Fazenda San Francisco, o turismo local e a mudança de mentalidade conquistada por meio deste projeto transformando os caçadores em conservadores deste ecossistema.
O protagonismo estudantil esteve em evidência quando os estudantes discutiam as características dos animais vistos durante o passeio, quando por meio do efeito sonoro das palma surgiam a revoada das garças, pombos, araras e periquitos; nas habilidades matemáticas de maneira divertida contando a quantidade de jacarés nos canais de água.
Também durante o passeio puderam ser mini biólogos, observando a mata da reserva ambiental da Fazenda com olhos clínicos tentando enxergar a onça em meio aos arbustos, analisando as máquinas da agricultura e a engenharia das bombas de água para irrigação, a cooperação em manter o ambiente limpo durante toda a atividade extra classe e a curiosidade em conhecer as histórias dos pioneiros da nossa terra.
Adersino Junior, SED/MS