Educação do Acre enfatiza Consciência Negra
27.11.2017A
quadra da Escola Marilda Gouveia Viana, no Bairro João Eduardo, uma das maiores
da Baixada do Sol, foi tomada por estudantes, pais de alunos e moradores das
comunidades próximas durante a Somos Todos Afro, realizada pela segunda vez
pelos profissionais e alunos da unidade de ensino.
A feira faz parte do plano pedagógico montado pela gestão e tem como principal objetivo apresentar as temáticas relativas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro.
Segundo o coordenador pedagógico da Escola Marilda Gouveia, Christian Moraes, a data não é de celebração e sim de reflexão.Mais de 90 % da nossa clientela de alunos é negra, mas eles ainda não se identificam assim. Ainda lidamos com preconceito, racismo e violência entre eles mesmos. Nós sentimos a necessidade de trabalhar isso, aliado a ações pedagógicas e apresentações culturais.
Envolvimento dos alunos
Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se envolveram nas diversas atividades desenvolvidas durante toda a semana. Exposições artísticas, gincanas, rodas de leitura, exibição de filmes e documentários integraram programação.
Marlon Silva, aluno do 7º ano, estava entre os estudantes que participaram de um desfile que buscava ressaltar a beleza negra. Segundo ele, atividades deste tipo mostram à sociedade que todos são iguais na busca pelo fim do racismo preconceito.
“A atividade envolveu os alunos e cada um pode interagir em várias iniciativas da feira. Eu participei do desfile, outros das apresentações culturais e mostras. Isso traz a conscientização dos estudantes e da população”, disse.
Texto: Eduardo Gomes