Estudante egresso do Atheneu Sergipense participa de duas simulações das reuniões da Organização das Nações Unidas

Sergipe

17.01.2024

O aluno Rafael Gama, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, embarcou na tarde desta terça-feira, 16, para os Estados Unidos com o professor de Sociologia, Yuri Norberto, e o diretor do Atheneu, Daniel Lemos. Rafael Gama participará de duas simulações das reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU): a Yale Model United Nations e Harvard Model United Nations (HMUN), nos Estados Unidos da América.

O primeiro evento será realizado na Universidade Yale, localizada no estado americano de Connecticut, no período de 18 a 21 de janeiro de 2024. Em seguida, nos dias 23 a 28 de janeiro, eles viajarão para o estado de Massachusetts, também localizado nos Estados Unidos.

Estudante egresso e secretário-geral do Atheneu ONU, Rafael fala sobre as expectativas para a viagem. “As expectativas são ainda maiores, sou o primeiro sergipano que vai representar nosso estado e o Brasil nos Estados Unidos. Espero que nos próximos anos, novos jovens possam seguir esse caminho de internacionalização e aproveitem essa oportunidade”, opina.

O apoio dado pelo Atheneu ONU para Rafael foi essencial para fortalecer a capacidade dele para as simulações. “Estou muito feliz e grato pela conquista. A combinação entre juventude e responsabilidade dá certo. A força da escola pública ultrapassa barreiras, e tenho certeza que outros jovens vão se engajar e querer participar das simulações. É muito importante que os estudantes confiem no próprio potencial”, complementa Rafael.

A mãe de Rafael Gama, Enalva Sousa, está muito feliz com a viagem do filho para os Estados Unidos. “Sempre comentei com ele que a educação transforma, e Rafael é prova disso. Vejo os resultados com muito orgulho, principalmente com essa viagem. Que ele possa adquirir ainda mais conhecimento para toda a vida”, enfatiza.

O professor de Sociologia Yuri Norberto comenta sobre suas expectativas para a viagem. “Chegar até Yale e Harvard não é uma conquista individual, é fruto de um processo seletivo que mais de 50 mil alunos do mundo inteiro disputam em uma quantidade muito limitada de vagas. A candidatura de cada aluno deve ser repleta de um conjunto de atribuições e competências para a formação de um perfil que foi desenvolvido dentro da escola pública e das simulações do Atheneu ONU. Estamos no caminho que os principais simuladores do mundo querem, e a ideia é que a gente faça história e que fiquemos conhecidos por todo o trabalho que está sendo desenvolvido”, destaca.

O diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, traz detalhes sobre a trajetória de Rafael, em conjunto com o Atheneu ONU. “Estamos entusiasmados com essa oportunidade, foi resultado de um longo ciclo de preparação. O projeto de vida amplia os horizontes do Brasil e demonstra que os estudantes podem viajar para outros países a partir das iniciativas que são desenvolvidas no Atheneu ONU. Isso aumenta a sensação de pertencimento à rede pública estadual de ensino. Somos a única equipe do Nordeste que está indo para os Estados Unidos, e Rafael representará Sergipe em duas grandes universidades do mundo. Fico muito feliz ao ver que nosso planejamento está se concretizando, junto ao projeto de vida do estudante. Mostra ainda que a escola pública de Sergipe possibilita que os estudantes possam sonhar e materializar os próprios desejos”, finaliza.