Rio de Janeiro
24.01.2025A aluna do Ciep 130 Doutor Elias de Miranda Saraiva, em Itaboraí, Ana Karolina Fagundes dos Santos, 16, está em Washington, D.C. para representar o Estado do Rio de Janeiro no programa Jovens Embaixadores que selecionou 30 estudantes de todo o Brasil para duas semanas de intercâmbio nos Estados Unidos. Antes da viagem internacional, a aluna esteve em Brasília para um encontro com os jovens embaixadores dos outros estados e participou de atividades preparatórias para o período de estágio. O programa, que é promovido pela Embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil, reconhece estudantes do ensino médio da rede pública que se destacam por sua excelência acadêmica, domínio da língua inglesa e engajamento em projetos de impacto socioambiental em suas comunidades.
A aluna conquistou o seu ‘espaço diplomático’ apresentando o projeto socioambiental do qual participa, que faz estudos sobre a qualidade da água do seu bairro. Ela conta que o projeto que desenvolve teve início com a sua indicação pelo professor de Matemática para uma bolsa de pesquisa no Instituto Federal Fluminense (IFF) sobre análises de água. Ela acabou não só descobrindo que o projeto poderia fazer a diferença na área de saneamento básico no seu bairro, mas também ‘uma paixão genuína pela área de ciências da natureza’ que a levou a cursar o Técnico de Química pelo IFF.
-- Que esse momento seja só o início da carreira que pretendo construir, como pesquisadora cientista. Hoje, desejo cursar Engenharia Química ou até mesmo Engenharia Aeroespacial. A Química, a Física e a Biologia se tornaram minhas matérias favoritas, que vejo como as únicas linguagens que a humanidade tem em comum com a natureza – diz ela.
Sobre a sua participação no programa, ela pretende aproveitar cada momento dessa nova experiência.
– Espero poder conhecer a cultura americana, conhecer novos pontos de vistas, melhorar minhas habilidades de comunicação e o meu inglês, fazer laços duradouros e aproveitar cada minuto. A educação muda vidas. Sou grata a todas as instituições envolvidas no programa por acreditarem no potencial de estudantes da rede pública brasileira – finaliza a estudante.
Renata Reis Chiossi, professora e coordenadora de Tecnologia Pedagógica Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), é uma das duas mentoras que viaja com o grupo. Ela conta que acompanha o programa desde 2013, quando ainda estava em sala de aula, lecionando na primeira unidade escolar intercultural da nossa rede, o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, sempre considerou essa uma das iniciativas mais enriquecedoras das quais já participou.
– Naquela época, eu divulgava o programa para meus alunos, e alguns deles foram selecionados, transformando completamente suas realidades. Minha expectativa ao acompanhar esses Jovens Embaixadores é oferecer apoio, inspiração e orientação, para que aproveitem ao máximo essa experiência transformadora, que, sem dúvida, marcará positivamente suas vidas – explica a professora.
Sobre Ana Karolina, ela não poupa elogios.
– É uma jovem extraordinária. É extremamente inteligente, articulada e fluente em inglês. Tenho certeza de que essa será apenas a primeira conquista de uma trajetória acadêmica brilhante – conclui Renata.
Sobre o Jovens Embaixadores
O programa Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente e estão engajados em iniciativas com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. As ações empreendedoras desses jovens têm como foco inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais.
Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, o programa conta com o apoio institucional do CONSED - Conselho Nacional de Secretários de Educação e das secretarias estaduais de Educação.
Foto: Divulgação - Seeduc-RJ